Conheça os detalhes das novidades da Util/Guanabara

Os novos ônibus da Guanabara/Util oferecem conforto e segurança para os passageiros, com tecnologia avançada e design moderno.
Image

Com a chegada constante de ônibus 0 km, a frota que a Util/Guanabara dedica aos serviços de fretamento operados pela empresa é uma das mais novas do Rio de Janeiro. E visando manter a frota sempre nova, a empresa adquiriu 20 novos ônibus que serão integrados exclusivamente à frota do Fretur, como é conhecida a divisão de fretamento da Util/Guanabara.

Dos 20 ônibus adquiridos, 10 possuem a carroceria Comil Campione Invictus 1200 e os outros 10 carroceria Busscar Vissta Buss 340 e todos possuem chassis do modelo O-500 R BlueTec 6 da Mercedes-Benz.

O chassi O-500 R BlueTec 6 da Mercedes-Benz traz uma série de benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o frotista. Em relação ao meio ambiente, o sistema BlueTec 6 utiliza tecnologia avançada de redução de emissões, atendendo às rigorosas regulamentações ambientais. Com a utilização do AdBlue e dos catalisadores SCR (Selective Catalytic Reduction), as emissões de óxidos de nitrogênio são significativamente reduzidas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e diminuição do impacto ambiental.

Além disso, o chassi O-500 R BlueTec 6 também oferece vantagens para o frotista. A tecnologia BlueTec permite um consumo mais eficiente de combustível, resultando em economia financeira considerável a longo prazo. Além disso, a durabilidade e confiabilidade dos componentes do veículo garantem maior tempo de operação sem necessidade de manutenções frequentes, reduzindo os custos operacionais. Com isso, o frotista pode ter a certeza de que está investindo em um chassi que além de ser sustentável, proporciona retorno econômico positivo.

As novidades da Util/Guanabara foram projetadas para o conforto dos passageiros. Com 46 assentos espaçosos e ergonômicos com descanso para pés, os viajantes podem desfrutar de uma viagem relaxante e confortável. Além disso, os veículos são equipados com sistema de ar-condicionado da marca Valeo individual em cada assento, proporcionando uma temperatura agradável mesmo nos dias mais quentes. Os passageiros também contam com tomadas USB individuais da Orbe para carregar seus dispositivos eletrônicos durante a viagem, garantindo que possam ficar conectados o tempo todo. Esses itens de conforto fazem das viagens de ônibus da Util/Guanabara uma experiência agradável e conveniente para todos os passageiros.

Os novos ônibus Vissta Buss 340 e Invictus 1200 da Util/Guanabara são equipados com uma série de itens que proporcionam comodidade, segurança e praticidade aos passageiros. Ambos os modelos possuem porta-pacotes para pequenas bagagens, luzes de leitura, situadas no porta-focos, banheiro, suporte para bolsas e parede de separação com porta. Além disso, contam com bagageiro, permitindo que cada passageiro leve sua bagagem com comodidade. Os ônibus também possuem Wi-Fi gratuito a bordo, itinerários eletrônicos da Luminator na cor branca, tomadas elétricas e janelas panorâmicas com vidros colados e cortinas plissadas. Para maior segurança dos passageiros, os veículos estão equipados com câmeras de monitoramento interno e sensor de ré, além de uma geladeira no fundo veículo, ao lado do banheiro.

O dispositivo de poltrona móvel (DPM) presente nos novos ônibus da Util/Guanabara é uma inovação essencial para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao interior do veículo. Com esse sistema, a poltrona se move para fora do ônibus, permitindo que cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção entrem e saiam com mais facilidade e segurança. Essa iniciativa demonstra um compromisso com a acessibilidade e inclusão, tornando o transporte público mais amigável para todos os passageiros, independentemente de suas necessidades de locomoção.

Imagens: Júlio Barboza / Leonardo Lopes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.