Fiscais que atuam nos Terminais Urbanos da Grande Vitória (ES) realizam curso de capacitação

Os cursos foram realizados com foco na digitalização dos registros de ocorrências diversas do dia a dia de operação.
Image

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) promoveu um curso de capacitação voltado para os fiscais que atuam nos Terminais Urbanos da Grande Vitória. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Operações da empresa, teve como foco principal aprimorar o processo de registro de ocorrências, agora com enfoque na digitalização, visando a otimização das atividades diárias e uma maior eficiência operacional.

Realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o curso contou com a participação de duas turmas, oferecendo aos fiscais a oportunidade de aprenderem a utilizar de forma mais eficaz o sistema Pontual, já em uso por meio de um aplicativo para celular. Este sistema reúne uma série de informações sobre o funcionamento da frota do Transcol, o sistema de transporte público da região.

Com a capacitação oferecida, os fiscais, supervisores e demais envolvidos nas operações poderão preencher e consultar as ocorrências em tempo real, além de acompanhar mudanças de horários e outras solicitações de forma mais ágil e eficiente.

Imagem do WhatsApp de 2024 02 20 as 12.50.11 5226103a

O curso foi ministrado por profissionais da empresa Geocontrol, que também proporcionaram um espaço para os funcionários da Ceturb-ES interagirem diretamente com os desenvolvedores do sistema, contribuindo com sugestões de melhorias e aperfeiçoamentos na plataforma.

Para Sinara Alves, fiscal da Ceturb há quase 34 anos, essa atualização será fundamental para facilitar o seu trabalho nos terminais de Vila Velha, onde atua diariamente. Segundo ela, “É sempre muito bem-vinda qualquer melhoria que facilite o nosso serviço e agilize a troca de informações, porque o Transcol é muito dinâmico”.

A diretora de operações, Madalena Santana, ressaltou a importância da qualificação dos fiscais, destacando que a contribuição de cada um é essencial para o aprimoramento dos serviços prestados pela Ceturb. Ela enfatizou: “Vamos enfrentar os problemas conversando e encontrando soluções. Este é um momento em que a Ceturb investe ainda mais em tecnologia para facilitar o trabalho realizado”.

A nova funcionalidade do sistema estará disponível a partir do dia 01 de março, com um período de teste de 10 dias.

O coordenador da Central de Controle Operacional (CCO), Thiago Gama, um dos responsáveis pelo treinamento, ressaltou que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, os aprimoramentos no aplicativo de fiscalização estão sendo retomados visando um melhor desenvolvimento do trabalho da fiscalização.

Imagens: Divulgação/Ceturb-ES

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.