LATAM inicia 2024 na liderança do setor aéreo brasileiro

Companhia conquistou 36,7% do mercado aéreo doméstico e 22% do internacional, de acordo com a ANAC.
Image

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou recentemente dados que confirmam a LATAM como líder do setor aéreo brasileiro no início de 2024. De acordo com os números de janeiro, a companhia conquistou uma participação de mercado doméstico de 36,7%, além de liderar também o segmento internacional, com uma participação de 22%, considerando todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.

A LATAM tem se destacado por sua eficiência e competitividade, operando atualmente a maior malha aérea de sua história no país, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. A empresa expandiu ainda mais sua presença em 2023 ao ampliar o seu codeshare com a VOEPASS Linhas Aéreas, proporcionando aos passageiros acesso a outros 26 destinos brasileiros, especialmente em aeroportos regionais.

Essa expansão estratégica tem contribuído para a liderança da LATAM Brasil no setor aéreo brasileiro desde 2021, conforme indicado pelo Índice de Passageiros por Quilômetro Transportado (RPK) calculado pela ANAC. Esse índice leva em consideração a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa em comparação com o volume total transportado por todas as companhias aéreas que operam no país.

No cenário internacional, a LATAM se destaca como a principal transportadora de turistas para o Brasil, operando voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro do ano passado, a empresa firmou um acordo de cooperação técnica com a Embratur para promover o país como destino turístico em nível internacional.

A LATAM tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação e vem cumprindo esse objetivo com sucesso. Em 2023, a companhia transportou 33 milhões de passageiros domésticos no país, registrando um aumento de 8% em sua operação em comparação com o ano anterior. Esse crescimento é impulsionado pela chegada de novas aeronaves, com 15 dos 17 novos aviões recebidos pelo grupo LATAM direcionados para operações no Brasil.

Para o ano de 2024, a LATAM Brasil projeta a chegada de mais aeronaves e prevê um crescimento adicional de 7% a 9% em sua operação doméstica no Brasil em comparação com 2023. Isso resultará na adição de mais de 3 milhões de assentos da companhia ao mercado brasileiro ao longo do ano.

Com uma estratégia sólida de expansão e investimento em frota, aliada a parcerias estratégicas e compromisso com o crescimento do turismo no país, a LATAM se consolida como a empresa aérea que mais cresce e lidera o setor aéreo brasileiro em 2024.

Imagens: Divulgação/LATAM
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.