Cinco novas linhas começaram a operar neste sábado (02) no Terminal Intermodal Gentileza, no Rio de Janeiro (RJ); confira como ficou a operação

Ampliação rápida do atendimento ao público marca a antecipação do cronograma anteriormente divulgado pela Prefeitura.
Image

Conforme anunciado pelo Ônibus & Transporte na última quinta-feira (28), a Prefeitura do Rio antecipou o cronograma e neste sábado (02) mais cinco linhas municipais passaram a operar com ponto final no Terminal Integrado Gentileza (TIG). Com essa expansão, agora dez linhas urbanas terão o ponto final no TIG, fortalecendo sua posição como um hub estratégico para a mobilidade carioca, confira como ficou a operação e como está o cronograma atualizado.:

Linhas municipais: em operação

  • 108 – Terminal Gentileza x Jardim de Alah
  • 110 – Terminal Gentileza x Jardim de Alah
  • 112 – Terminal Gentileza x Alto da Gávea
  • 606 – Terminal Gentileza x Engenho de Dentro
  • SV 606 – Terminal Gentileza x Engenho de Dentro
  • 104 – São Conrado x Terminal Gentileza
  • 133 – Largo do Machado x Terminal Gentileza
  • 301 – Terminal Gentileza x Barra da Tijuca
  • 302 – Terminal Gentileza x Terminal Alvorada
  • 353 – Praça Seca x Terminal Gentileza

BRT Transbrasil: operação gradual

A fase inicial da operação da Transbrasil, que começou no sábado (24/2) e se estende até 30 de março, tem os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e o tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) é o mesmo cobrado em todos os modais municipais.

Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.

BRT Executivo: Terminal Gentileza – Galeão

Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), uma linha expressa de ônibus executivos Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas nas estações, está em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus têm bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa é de R$ 15, e a passagem pode ser paga com Jaé ou Riocard.

Linha 1 do VLT: Terminal Gentileza – Santos Dumont

O VLT Carioca ampliou a operação da sua linha 1, que passou a circular entre o Terminal Gentileza e o Santos Dumont desde sábado (24/2). O traçado Terminal Gentileza x Santos Dumont pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos. O horário de funcionamento está mantido: das 6h à meia-noite.

O novo sistema de bilhetagem digital, o Jaé, começou a funcionar no VLT, que passa a ser o segundo modal a aceitar essa forma de pagamento. Desde julho do ano passado, todo o sistema BRT já aceitava o cartão.

Restrições à circulação de caminhões na Avenida Brasil

A partir de 16 de março, serão implantadas restrições à circulação de caminhões em trechos da Avenida Brasil, para evitar retenções em alguns trechos e faixas de horário:

  • Pista Central em ambos os sentidos, entre Irajá e Caju. Dias e horários: todos os dias, das 4h às 22h
  • Pista Lateral sentido Centro, entre Irajá e Caju. Dias e horários: dias úteis, das 5h às 9h
  • Pista Lateral sentido Santa Cruz, entre Caju e Ramos. Dias e horários: dias úteis, das 16h às 20h

Sinalização específica será implantada em todos os acessos aos trechos onde haverá restrição, indicando os dias e horários proibidos. A fiscalização do cumprimento da nova regra será efetuada por meio de equipamentos eletrônicos ao longo dos trechos, bem como por agentes da Guarda Municipal.

Operação do BRT Transbrasil – a partir de 30 de março

Transbrasil terá operação entre Deodoro e Terminal Gentileza (10h às 15h).

A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. O serviço também passa a parar em todas as estações do percurso. Também nesta data será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

VLT amplia funcionamento, ganhando linha 4 entre Terminal Gentileza  e  Praça XV

Até o dia 30 de março, está prevista a inauguração da linha 4 (Praça XV x Terminal Intermodal Gentileza) do VLT para atender o Terminal Gentileza. O novo trajeto terá duração de 29 minutos.

Imagem: Reprodução/ Prefeitura do Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.