O corredor BRT Transcarioca comemorou um ano, em dezembro, desde sua requalificação completa, e no mês de fevereiro registrou um aumento significativo de 67% no número de passageiros transportados. Além disso, a nova frota de ônibus amarelinhos contribuiu para uma redução média de 50% nos intervalos durante os horários de maior demanda.
“A Transcarioca é um corredor muito importante, que leva muitos trabalhadores por dia e que corta um trecho muito grande da nossa cidade. Foi o segundo corredor a receber uma frota inteiramente nova. Agora os cariocas estão voltando a usar o sistema e indicar para amigos. Isso mostra que o projeto implantado pela Prefeitura teve pleno êxito e os cariocas agora têm novamente um transporte digno”, declarou Claudia Secin, diretora-presidente da MOBI-Rio.
A MOBI-RIO, responsável pela administração do sistema do BRT carioca, relatou um salto no transporte de passageiros, passando de 1.663.392 em fevereiro de 2023 para 2.778.454 em fevereiro deste ano, representando um aumento de 67%. Nos dias úteis, a demanda de passageiros cresceu 58%.
Inaugurada em 2014, a Transcarioca possui 45 estações, totalmente reformadas pela Prefeitura do Rio, e dois terminais. O corredor já está conectado ao Terminal Gentileza, na zona central da cidade, através do serviço 80 (Penha x Gentileza). Nesta primeira fase de operação da Transbrasil, que se estende até 30 de março, a linha circula das 12h às 14h, todos os dias da semana, saindo da estação Penha 2, com paradas em Ibiapina, Olaria, Cardoso de Moraes e Santa Luzia, na Transcarioca, e seguindo pelo corredor Transbrasil direto até o Terminal Gentileza.
Imagem: Divulgação/MOBI-Rio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.