Conheça um pouco sobre o desenvolvimento do Busscar NB1; design premiado pelo iF Design Award 2024

Selo de excelência em design foi concedido à família Busscar NB1, na categoria automóveis/veículos.
Image

Conforme o Ônibus & Transporte noticiou no último domingo (03), a encarroçadora catarinense Busscar (CARBUSS) conquistou o renomado iF DESIGN AWARD 2024, um prêmio anual reconhecido mundialmente como símbolo de excelência em design. O prêmio foi atribuído à família Busscar NB1, na categoria automóveis/veículos, na disciplina de produto. Na competição deste ano, que contou com quase 11 mil projetos inscritos de 27 países, a Busscar se destacou como a única empresa brasileira premiada em sua categoria.

A família Busscar NB1 foi escolhida por um júri composto por 132 especialistas em design de diversos países ao redor do mundo.

Marcelo Ruas, sócio-administrador da Busscar, enfatizou que o prêmio iF Design reflete a competência da empresa como uma líder entre as encarroçadoras, tanto no Brasil quanto no mundo. Ele afirmou: “O selo internacional é resultado do trabalho de todos os colaboradores que se comprometem a entregar um produto de excelência em qualidade, marca registrada da Busscar.”

Paulo Corso, diretor comercial da empresa, expressou sua satisfação com a conquista, destacando-a como um marco na nova fase promissora da Busscar. Corso ressaltou: “Esse reconhecimento internacional é resultado de muito trabalho e dedicação. O prêmio concedido à Busscar evidencia o profissionalismo dos nossos colaboradores e a qualidade dos nossos produtos.”

Os ônibus da família NB1 se destacaram pelos atributos como a padronização dos componentes entre os modelos, a melhoria na aerodinâmica com a redução do coeficiente de arrasto, a simplificação para a planta fabril, e a otimização dos espaços internos para melhorar a experiência dos usuários, tudo isso em conformidade com as normas.

Carlos Alberto Sartor, gerente de engenharia da Busscar, atribuiu o prêmio ao trabalho em equipe e ao comprometimento com o projeto. Ele ressaltou: “Estendemos esse prêmio a todos os colaboradores da Busscar, pois foi necessária a ajuda de diversos profissionais para o lançamento dos ônibus da família NB1.”

José Carlos Bohrer, designer responsável pelo projeto dos modelos NB1, explicou o processo criativo, que envolveu seis anos de trabalho focado em atender às necessidades do mercado e estabelecer novas tendências e diferenciais no segmento de ônibus rodoviários globalmente “Nosso processo criativo ocorreu após muito estudo e embasamento – foram seis anos de trabalho -, para que o novo produto pudesse atender às necessidades do mercado, além de ditar novas tendências e diferenciais, tanto internos quanto externos, no segmento de ônibus rodoviário global”, explica o projetista.

Para mais informações sobre a família Busscar NB1, os interessados podem acessar a seção “Winners & iF Ranking” do site ifdesign.com, pelo link https://ifdesign.com/en/winner-ranking/project/busscar-nb1/645890.

Lançada em maio de 2023, a Nova Família Busscar engloba os modelos de motor traseiro Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365, destacando-se pela tecnologia, segurança e qualidade, aliados a um design aerodinâmico e linhas harmoniosas.

Entre os diferenciais dos veículos estão o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor aerodinâmico e de maior visibilidade. Com um excelente custo-benefício, os ônibus apresentam um bagageiro mais amplo e um conjunto óptico de iluminação modular, facilitando a manutenção.

Todos esses atributos contribuem para uma aparência imponente, com delimitadoras exclusivas e aerofólio que melhoram a aerodinâmica, resultando em uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação. A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 – podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação.

Com mais de 77 anos de história, a Busscar é reconhecida pela excelência em qualidade e design inovador em suas carrocerias, produzidas com tecnologia de ponta para o mercado nacional e internacional.

Após uma atualização em 2017, a empresa renasceu sob a gestão da CARBUSS – Indústria Catarinense de Carrocerias LTDA, mantendo sua tradição de qualidade e eficiência operacional. Em 2023, lançou a nova família NB1, marcando uma nova fase de inovação e compromisso com seus clientes e passageiros.

Imagens: Divulgação/Busscar

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.