Volkswagen apresenta e-Volksbus pela primeira vez em fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro (RJ); produção se inicia no segundo semestre de 2024

Modelo e-Volksbus será fabricado no Brasil com tecnologia desenvolvida pela empresa em Resende (RJ).
Image

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou que oficialmente que dará início à produção de seu ônibus elétrico, o e-Volksbus, ainda este ano. O veículo, desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ), representa um avanço significativo após cinco anos de experiência com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil.

A confirmação veio durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou: “Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024.”

O e-Volksbus, que iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado, possui capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km. Equipado com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, maximizando a produtividade, o veículo também apresenta tecnologias como o Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia.

Além disso, o e-Volksbus oferece proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e suspensão pneumática integral. Com uma arquitetura modular exclusiva, o modelo pode variar desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros, agilizando a adaptação para diferentes plataformas de caminhões e ônibus da Volkswagen, Outro diferencial é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação Brasil.

Imagem: Roberto Marinho – Divulgação/VWCO

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.