VWCO e LOTS Group se unem para operações logísticas sustentáveis lideradas por mulheres

Parceria entre empresas adota veículos elétricos e promove igualdade de gênero no transporte de carga.
Image

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a LOTS Group firmaram uma parceria inovadora para realizar operações logísticas utilizando veículos VW e-Delivery, caminhões 100% elétricos, e com zero emissões de poluentes locais. O projeto, que enfatiza o incentivo à diversidade, será impulsionado por mulheres participantes do programa “Elas no Volante”, iniciativa voltada para promover a igualdade de gênero no setor de transportes.

Os caminhões e-Delivery, que realizarão cerca de 23 viagens diárias, têm o potencial de reduzir em mais de 90% as emissões equivalentes em comparação aos modelos antecessores a diesel, considerando a baixa pegada de carbono da matriz de energia elétrica brasileira.

Alvaro Kubo, supervisor de Logística na Volkswagen Caminhões e Ônibus, destaca a importância da parceria: “Esta colaboração representa um avanço significativo em nossa jornada de sustentabilidade e ESG para um futuro descarbonizado e inclusivo. A utilização de caminhões elétricos, aliada ao protagonismo feminino promovido pelo projeto, fortalece nossos valores e contribui para um ambiente mais sustentável”.

O modelo escolhido para a operação, o e-Delivery 14 toneladas, oferece uma autonomia de até 110km com um consumo de energia significativamente menor do que os caminhões a diesel equivalentes. Sua eficiência energética, baixo custo de manutenção e segurança o tornam ideal para a proposta.

Stephanie Amaral, head de business development LATAM da LOTS Group, celebra a parceria como uma oportunidade de aprendizado e destaca a expertise logística da empresa: “Acreditamos que o trabalho em equipe somado ao conhecimento logístico e tecnológico da LOTS contribuirá para o sucesso dessa parceria”.

A rota programada entre o centro logístico e a linha de produção da Volkswagen, em Resende (RJ), será realizada por um time composto exclusivamente por mulheres altamente qualificadas. Joana Cláudia Carneiro, motorista há mais de 10 anos, será a primeira mulher da LOTS a dirigir o e-Delivery neste novo projeto, destacando a importância de representar a força feminina ao volante.

Além disso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus investe em economia circular para otimizar sua frota interna, incluindo a utilização de caminhões de testes em rotas logísticas e a substituição de veículos de maior porte por unidades mais eficientes, como o Delivery Express, visando reduzir custos e aumentar a agilidade na operação.

Imagens: Divulgação/VWCO

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.