Satélite Norte volta a adquirir veículos zero quilômetro; dessa vez com carroceria Comil e configuração inédita

A empresa testou a carroceria Invictus HD em 2020, mas desde a pandemia da COVID-19 não adquiria veículos novos.
Image

A Expresso Satélite Norte, empresa que opera no setor rodoviário brasileiro através de linhas regulares, fretamento e turismo, está recebendo unidades do novo Campione Invictus DD, que recebeu um facelift em 2023 e é fabricado pela Comil em Erechim, no Rio Grande do Sul. O veículo identificado com o prefixo 24002 foi flagrado a caminho da sede da empresa que fica localizado em Goiânia, Goiás.

Considerando o padrão de prefixo da empresa, onde o 24 significa o ano do veículo (2024) e o três últimos dígitos o número de série, começando em 1, seriam ao menos duas unidades para a empresa. Podendo ser um número ainda maior, já que a unidade registrada está nos prefixos iniciais.

SATELITE NORTE COMIL 1

A empresa, que já tinha optado anteriormente pelos modelos da Busscar, o Vissta Buss DD, e por modelos da Marcopolo, até o momento não havia adquirido nenhuma unidade da encarroçadora gaúcha. Apesar de ter realizado testes de chassis em uma carroceria Comil Campione Invictus HD no ano de 2020. Porém vale ressaltar que, os testes realizados pela empresa foi posterior a compra do lote de 2020, onde a empresa trouxe 13 unidades do Marcopolo Paradiso New G7 1600 LD, e desde então não havia adquirido novos veículos para compor a frota devido a queda na arrecadação e o endividamento que ocorreu nas empresas durante o período pandêmico.

O modelo escolhido pela empresa é a versão de 14 metros 6×2, com chassis Mercedes-Benz O-500 RSD 2445/30 BlueTec 6 que utiliza o motor OM 460 LA de 12,8 litros e entrega a potência máxima de 449 cv (330 kW) a 1.600 rpm e torque de 2.200 Nm (224,3 mkgf) a 1.100 rpm. Esses são os primeiro veículo da empresa que chega com a tecnologia Euro 6, atendendo as normas de redução na emissão de poluentes exigidas na norma Proconve P-8.

Internamente a configuração ainda é incerta, bem como os opcionais trazidos no veículo, pois essa também é a primeira vez que a empresa opta pelos veículos double deck com configuração 6×2.

Atualização: Conheça o interior dos novos ônibus da Expresso Satélite Norte.

Imagens: Herbert Luan

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.