Viação Garcia renova sua frota de ônibus urbanos utilizados para o serviço metropolitano

A empresa segue seu constante processo de renovação de frota, utilizando veículos urbanos por cerca de quatro anos.
Image

A Viação Garcia, empresa com sede na cidade de Londrina, no Paraná, está começando a receber os primeiros ônibus urbanos da renovação do ano de 2024. Ao menos oito unidades já estão a caminho da sede da empresa e foram registradas ontem (15), em Belo Horizonte (MG), após deixar a fábrica da Marcopolo que fica localizada na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. Os prefixo das unidades variam entre 91300 e 91370, de acordo com informações cinco unidades já teriam chegado na garagem da empresa ontem. .

A cerca de uma hora antes da publicação desta matéria, noticiamos aqui no Ônibus & Transporte a chegada de cinco unidades que pertenciam a frota metropolitana da Garcia na empresa Cidade Real de Petrôpolis. Fruto das renovações que chegaram na frota da empresa no final do ano passado, sendo vendidos com menos de 4 anos de uso e em excelente estado de conservação.

As unidades adquiridas pela empresa utilizam a carroceria urbana da Marcopolo, o modelo Torino, com pacote Plus, montado sob o chassis OF-1721/59 BlueTec 6, motor dianteiro que lidera as vendas do mercado de urbanos e utiliza o motor OM 924 LA de 4 cilindros da Mercedes-Benz, que possui potência máxima de 208cv (153 kW) a 2200 rpm e torque máximo de 780 Nm (79,6 mkgf) entre 1200 a 1600 rpm. Utilizando a tecnologia nomeada pela montadora alemã de BlueTec 6, os veículos atendem as normas Proconve P-8/Euro 6 em vigor desde o ano passado, com baixo nível na emissão de poluentes.

Internamente os veículos contam com 45 poltronas do tipo City estofada, itinerário eletrônico na cor branca, janelas bipartidas com vidro fixo em baixo e duas folhas em cima, piso em alumínio piso emborrachado, contam com acessibilidade total. Possuem plataforma elevatória no modelo escada na porta central para auxiliar no embarque e desembarque de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, com área reservada para fixação de cadeira de rodas, assento escamoteável para deficientes visuais acompanhadas de cão-guia, poltronas preferenciais para idosos, gestantes e afins, além de balaústres táteis e botões de campainha em braile. A capacidade total do veículo é de transportar 85 passageiros, além do motorista.

Imagens: Adriano Minervino e Rafael Wan Der Maas

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.