Prefeitura de Campina Grande (PB) implementa ônibus articulado para atender estudantes universitários

Medida visa oferecer mais conforto e ampliar capacidade de transporte na linha 300B
Image

Com o intuito de proporcionar maior conforto e comodidade aos usuários do transporte público, especialmente aos estudantes das universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG), a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), implementou a operação de um ônibus articulado na linha 300B, que atende a área das universidades no bairro de Bodocongó. Este veículo possui capacidade para 80 passageiros, quase o dobro dos 43 assentos disponíveis em um ônibus convencional.

De acordo com Araci Brasil, gerente de transportes da STTP, a decisão de implementar o ônibus articulado foi baseada em estudos que identificaram a necessidade de mais assentos na linha, especialmente durante o horário de pico no final da manhã.

“Estamos conduzindo um teste com a operação em uma linha onde a demanda de passageiros para as universidades estadual e federal é significativamente maior durante o horário de pico da parte da manhã. Identificamos essa carência e decidimos reforçar a plataforma do terminal de integração com um ônibus articulado, visando oferecer um maior número de assentos e mais conforto para os estudantes”, explicou Araci.

O veículo articulado já está em circulação há alguns dias e é um dos três ônibus que compõem a rota. No entanto, devido ao seu tamanho e à geografia acidentada da área, ele não segue para o Jardim Botânico. Os outros dois veículos continuam a realizar o trajeto normalmente, enquanto o ônibus articulado atende especificamente à rota até a UEPB.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Campina Grande busca atender de forma mais eficiente às necessidades de mobilidade dos estudantes universitários, oferecendo uma opção de transporte público que seja mais confortável e capaz de acomodar uma maior quantidade de passageiros.