Intervenção do Detro-RJ na linha P415: Viação Progresso assume para garantir a circulação de ônibus

Medida emergencial busca solucionar problemas de má prestação de serviço e atender demandas da população afetada
Image

O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ) publicou na última quinta-feira (14) a intervenção na linha P415, que opera entre Barão de Juparanã e Barra do Piraí, com o objetivo de assegurar a retomada da circulação dos ônibus. A partir do último sábado (16/03), a operação foi transferida para a Viação Progresso, substituindo a anterior operadora, a Viação Barra do Piraí.

A decisão de intervenção foi tomada após o Detro-RJ constatar problemas recorrentes de má prestação de serviço, corroborando com a recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Em colaboração com a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Vassouras, o Detro-RJ busca melhorar o serviço e atender às necessidades da população local. A intervenção tem validade inicial de 365 dias ou até a realização da licitação do serviço de transporte intermunicipal de passageiros em todo o estado.

Segundo a promotora de Justiça Renata Cossatis, o papel da gestão atual foi crucial para a efetivação da medida, destacando um inquérito civil em curso desde 2018 sobre o transporte público em Vassouras. A decisão foi embasada em relatórios do GAP (Grupo de Apoio aos Promotores), evidenciando falhas no cumprimento dos horários estabelecidos nos contratos de concessão.

Leonardo de Lima Matias, presidente do Detro-RJ, enfatizou o compromisso da autarquia em regular e fiscalizar o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A intervenção visa não apenas garantir a circulação dos ônibus, mas também melhorar a qualidade dos serviços, proporcionando mais segurança, pontualidade e conforto aos passageiros. O presidente também anunciou que a autarquia está avançada nos estudos para a licitação do transporte intermunicipal de passageiros, prevista para o segundo semestre deste ano.

Imagem: Rodrigo Gomes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.