Usuários de linha do transporte público de Belo Horizonte (MG) ganham novo quadro de horários com mais viagens e menor tempo de espera

As alterações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte já estao em vigor desde a manhã de hoje (25).
Image

Usuários da linha 721 passaram a contar a partir desta segunda-feira (25), em Belo Horizonte, Minas Gerais, com um novo quadro de horários para a linha que realiza o itinerário Estação São Gabriel/Maria Teresa via Parque Cerrado. São oito novas viagens na tabela de horários de dias úteis, que de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte atende a uma solicitação da comunidade e tem como objetivo reduzir o intervalo entre viagens, proporcionando maior conforto aos passageiros ao diminuir o tempo de espera.

Com as novas viagens, o tempo de espera durante o horário de pico da manhã, entre 5h e 9h, foi reduzido de 20 para 15 minutos. Além disso, o intervalo entre as viagens foi reduzido de 60 para 35 minutos no período entre 9h e 16h. Os novos horários podem ser consultados no Portal da PBH.

A linha 721 foi criada em novembro de 2023 e desde então tem recebido monitoramento e melhorias, incluindo o atendimento aos sábados a partir de fevereiro de 2024, em resposta aos feedbacks da comunidade.

O aumento do número de viagens da linha 721 foi uma demanda da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) na regional Norte. As CRTTs são instâncias de participação popular que atuam nas nove regionais da Prefeitura de Belo Horizonte, proporcionando um canal consultivo, sugestivo, opinativo e informativo sobre o sistema de transporte e trânsito da cidade.

Essas melhorias fazem parte da política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura, que já incorporou 648 novos ônibus com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade em suas linhas. Esse número supera em mais de 220 veículos a exigência prevista na Lei 11.458/23, contribuindo para elevar o conforto e a qualidade do serviço. Com essa adição, quase 80% da frota da cidade já conta com ar-condicionado e suspensão a ar, enquanto a idade média dos veículos diminuiu de seis anos e oito meses para cinco anos e sete meses. Além disso, neste sábado (23), foram adicionadas 176 viagens nas linhas alimentadoras nos fins de semana, totalizando 24.160 viagens nos dias úteis, ultrapassando a determinação da Lei 11.458/23 e reduzindo a lotação nos veículos.

Imagem: Douglas Célio Brandão

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.