STCP será responsável por fiscalizar as faixas e paradas de ônibus em Porto (Portugal)

Agora a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) aguardará o credenciamento para iniciar os trabalhos.
Image

A Câmara Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira (25), a delegação de competências de fiscalizar o estacionamento abusivo nas faixas destinadas a ônibus e nas respectivas paradas para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). A proposta destaca que as interrupções na circulação do transporte público, decorrentes de estacionamento indevido, têm sido um dos principais fatores para o descumprimento de horários e prejudicial para a qualidade do serviço.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que substituiu o presidente na sessão, informou que 30 profissionais da STCP já receberam formação para realizar as fiscalizações, e que a empresa agora avançará com a seleção para o posterior credenciamento técnico.

Filipe Araújo destacou a sistemática ocorrência de estacionamento abusivo na cidade, enfatizando que cerca de 15 mil carros são rebocados anualmente, o que denota uma clara falta de civismo por parte dos condutores.

Os vereadores, além de manifestarem apoio à medida, esperam que ações de fiscalização ganhem mais eficiência. Já que agora, os valores arrecadados com as multas, deverão ser utilizados pela a administração municipal deve investir em novas melhorias para o sistema de transporte público.

Também houve um apelo para que ocorra um aumento da extensão de corredores de ônibus, atualmente limitados a cerca de 20 quilômetros, isto é, 5% da rede viária da cidade portuguesa.

A delegação de competências na STCP para fiscalizar o estacionamento abusivo foi aprovada também por unanimidade pelo executivo municipal em 18 de março. Na ocasião, a presidente da STCP, Cristina Pimentel, afirmou que a atuação da empresa será complementar à ação policial, abrangendo a fiscalização nos corredores de ônibus e nas paradas de ônibus.

Imagem: Miguel Nogueira

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.