BRT Salvador se prepara para receber o primeiro ônibus Caio Millennium V com chassi Scania K320UB Euro 6

A chegada das novas unidades marca o início de uma nova fase para o sistema de transporte da capital baiana, trazendo modernidade e conforto para os passageiros.
Image

O sistema de transporte BRT de Salvador está prestes a receber um importante reforço: a primeira unidade dos 56 ônibus adquiridos do modelo Caio Millennium V montado sobre o chassi Scania K320UB Euro 6 de 15 metros está a caminho. Essa aquisição representa um marco significativo para o modal soteropolitano, prometendo inaugurar uma nova era de modernidade e eficiência.

Esse é o primeiro ônibus com esse modelo de chassi da Scania a ser comercializado no país. Outras unidades foram exportadas para países sulamericanos como o Chile.

O Millennium V tem 15 metros de comprimento, conta com um terceiro eixo direcional e apresenta um padrão interno semelhante aos outros ônibus convencionais do sistema BRT. Seu interior é equipado com piso revestido com plástico antiderrapante, bancos estofados, paredes de compensado, vidros colados e sistema de ar-condicionado, garantindo conforto e comodidade aos passageiros durante suas viagens.

A chegada dessas novas unidades representa não apenas uma expansão do BRT, mas também um avanço tecnológico, uma vez que as estações estão adaptadas para receber veículos de piso baixo. Com isso, espera-se que mais ônibus com esse porte e esse chassi venham a integrar o sistema, sendo a Scania a única fabricante no país a produzir um motor compatível com veículos de 15 metros em piso baixo.

É importante ressaltar que esta é a primeira vez em mais de 15 anos que Salvador volta a contar com ônibus Scania circulando pela cidade. Os últimos exemplares haviam sido os famosos Torinos GV da Praia Grande, retirados de circulação no segundo semestre de 2008.

IMG 8534 1

No ano passado, o BRT Salvador deu início a um período de testes com um protótipo do projeto comercial entre a Scania e a Eletra, que resultou no Caio Millennium V, sendo o primeiro ônibus equipado com motor elétrico da Scania direcionado para um veículo trucado no Brasil. Essa iniciativa demonstra o compromisso da cidade com a inovação e a sustentabilidade no transporte público.

Imagens: Rafael Wan Der Maas

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.