Câmara de Burbank aprova Acordo de Cooperação para construção de corredor do sistema BRT em Los Angeles, nos Estados Unidos

Legislativo promete intermediar os impasses entre a LA Metro, o município e a população sob os impactos no tráfego local.
Image

Após uma longa sessão da Câmara Municipal de Burbank, que teve início na terça-feira (26) e se estendeu até o amanhecer da última quarta-feira (27), os vereadores do Municípo concordou em colaborar com a LA Metro em um plano para potencialmente implementar o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) na cidade. O acordo foi confirmado pela administração de Burbank, localizada no condado de Los Angeles, Califórnia (EUA).

“A Câmara Municipal de Burbank aprovou por unanimidade a iniciativa estabelecer um Acordo de Cooperação com a Autoridade de Transporte Metropolitano de Los Angeles (LA Metro) para o projeto e construção do Corredor North Hollywood até o Município de Pasadena”, afirmou a administração em comunicado.

A votação impulsiona o projeto de transporte público, que se mostrou polêmico devido às modificações que seriam necessárias em uma das principais avenidas da cidade. Os planos da LA Metro indicam que a Olive Avenue, atualmente com duas faixas de tráfego de veículos em ambos os lados, precisaria de reforma para acomodar novas faixas exclusivas para ônibus e o tráfego de veículos passaria a ocupar somente uma faixa em cada sentido.

Alguns moradores expressaram preocupações de que as faixas exclusivas para ônibus na Olive Avenue aumentariam os congestionamentos de tráfego, uma visão contestada pela LA Metro.

O Departamento de Trânsito Municipal, que conduziu seus próprios estudos de tráfego, afirmou não acreditar que as faixas reduzidas para veículos teriam um grande impacto no tráfego ao longo da Olive Avenue. Em vez disso, argumenta que o corredor reduziria o número de veículos, tornando o transporte público mais eficiente, além de ampliar sua cobertura.

No entanto, a Vision Burbank, um grupo político formado por moradores que se opõem ao plano, defende que os ônibus circulem na Olive Avenue em faixas de “fluxo misto” ao lado de outros veículos.

Com a votação de terça-feira à noite, a Câmara Municipal concordou em colaborar com a LA Metro para determinar a melhor solução possível para a Olive Avenue, mas reiterou sua posição anterior de apoiar faixas de “fluxo misto”.

Além disso, a Câmara Municipal votou a favor de se abster de tomar uma posição específica durante o desenvolvimento do acordo, a fim de continuar discutindo abertamente com a LA Metro e a cidade, na tentativa de chegar a um consenso sobre questões pendentes do projeto.

Foi estabelecida também uma Subcomissão composta por dois vereadores para atuar como ponto de contato principal com a LA Metro em nome da cidade.

A LA Metro afirmou em nota que o corredor melhoraria a conexão entre os vales de San Fernando e San Gabriel, oferecendo serviço para North Hollywood, Burbank, Glendale, Eagle Rock e Pasadena. No entanto, os moradores terão a oportunidade de expressar suas preocupações, já que a LA Metro concordou em “realizar divulgação pública contínua e realizar reuniões comunitárias enquanto continua a desenvolver o projeto final e a construir o projeto”.

Imagem: Jonathan Riley

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.