A empresa de transporte coletivo urbano de Passo Fundo, Coleurb, que está prestes a completar 65 anos em outubro, foi adquirida pelo empresário Sergio Tadeu Pereira. Anteriormente sob controle da família do fundador, Eloy Pinheiro Machado, a companhia possui uma frota de 80 ônibus que circulam em 30 linhas pela cidade. O valor da transação não foi divulgado pelas partes.
Pereira, conhecido por ser sócio da Sociedade de Onibus Gigante Ltda (SOGIL) e Auto Viação Navegantes, empresas que atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre, e da Viação Santa Tereza (Visate), em Caxias do Sul, ambas no estado do Rio Grande do Sul, tem vasta experiência no setor. Ele ocupou a presidência da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) por uma década e atualmente preside a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul (Fetergs). Recentemente, Pereira vendeu sua participação na Santo Anjo da Guarda, empresa de transporte rodoviário interestadual de passageiros, para os empresários donos do grupo Garcia/Brasil Sul.
O novo proprietário planeja modernizar a Coleurb nos próximos meses, substituindo 10% da frota por modelos que emitem menos poluentes, possuem elevadores para pessoas com deficiência (PCDs) e carregadores USB para celular. Além disso, 35 veículos das demais empresas do grupo serão transferidos para a Coleurb, e estão em estudo melhorias como a implementação de um sistema de bilhetagem eletrônica.
Com a aquisição, está previsto o aumento do número de funcionários da Coleurb, que atualmente conta com 430 colaboradores. Claudinei Bonifácio assumirá a gerência geral da empresa. A aposta de Pereira em Passo Fundo é respaldada pelo fato de a cidade possuir o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas da capital Porto Alegre, o que evidencia o potencial de crescimento e desenvolvimento econômico do município.
Imagem: Reprodução/Coleurb
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.