Fiscais do Detro-RJ realizam operações em busca de possíveis falhas nos dispositivos de acessibilidade dos ônibus intermunicipais

As operações foram realizadas ontem (09), onde 46 veículos foram vistoriados pelos agentes do Departamento.
Image

Foi realizado nesta terça-feira (09), ontem, a primeira operação de fiscalização do ano de 2024, que foi realizada pelas equipes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado Rio de Janeiro (Detro-RJ). A ação foi focada na acessibilidade dos véiculos que realizam o transporte intermunicipal de passageiros dentro do estado do Rio de Janeiro.

Intitulada ‘Todos são passageiros e passageiras’, o principal objetivo da ação é garantir o acesso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida aos serviços de transporte regular intermunicipal.

Os fiscais estiveram em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, incluindo o Terminal Alvorada, a Rodoviária do Rio, e em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. Durante a operação, foram identificados descumprimentos das normas de acessibilidade, resultando em três autuações. Além disso, foram registradas quatro autuações por irregularidades nos ônibus intermunicipais, como ausência ou defeito no sinal sonoro/luminoso de solicitação de parada e cinto de segurança com defeito. Ao todo, 46 veículos foram fiscalizados, dos quais cinco foram recolhidos à garagem.

De acordo com o Detro-RJ, a iniciativa visa atender as demandas do Ministério Público e do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE), reforçando o compromisso do Departamento com a acessibilidade e a segurança nos transportes públicos intermunicipais.

O Detro-RJ recebe denúncias e informações sobre irregularidades nos transportes diariamente. A população pode contribuir com as fiscalizações entrando em contato pelo site – rj.gov.br/ouverj ou pelo número (21) 3883-4141, disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.

Imagem: Reprodução/Rádio 96.5 Tupi FM

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.