Vargem Grande Paulista (SP) recebe três novos ônibus 100% elétricos da Eletra e outros dez Apache Vip V da Caio para o Tarifa Zero

A cidade paulista é a primeira do país a utilizar veículos elétricos no sistema de "Tarifa Zero".
Image

A cidade de Vargem Grande Paulista, localizada no Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, uma das precursoras na implantação da “Tarifa Zero” no Brasil, está iniciando uma nova fase do transporte público no município. Desde 2019 a administração municipal oferece acesso gratuito ao sistema de transporte público e agora, com a implantação de novos veículos 100% elétricos, movidos a bateria, está dando mais um grande passo em direção ao futuro da mobilidade sustentável e gratuita, sendo a primeira cidade do país a utilizar veículos do tipo no sistema de Tarifa Zero.

Os três ônibus elétricos apresentados possuem 12.150 mm de comprimento, piso baixo, capacidade para 70 passageiros e um cadeirante e autonomia de 200 a 250 km com a bateria completa. A apresentação foi realizada na manhã da última sexta-feira (13) na sede da Prefeitura e contou com a presença de autoridades do Poder Público municipal, da população, imprensa e representantes das empresas envolvidas. Na ocasião também foram apresentados outros 10 veículos convencionais, movidos a Diesel, que irão compor também a frota do Novo Tarifa Zero.

Segundo o prefeito Josué Ramos (PL), a substituição da frota atual por veículos elétricos, articulados e zero km é um compromisso com a sustentabilidade, qualidade e eficiência do serviço de transporte de passageiros. “A fim de garantir sustentabilidade, qualidade e agilidade do serviço de transporte público de passageiros, licitamos uma nova empresa que iniciará a operação a partir de segunda-feira (15). Nossa cidade mais uma vez inova com ônibus de graça zero km e elétrico, o que trará diversos benefícios econômicos e ambientais”, destacou.

A nova frota do Tarifa Zero, será composta por ônibus elétricos, a diesel e articulados, não só amplia a capacidade de atendimento como também estende os horários de operação de algumas linhas até as 22h. Além disso, algumas linhas terão o número de partidas ampliado, demonstrando o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua dos serviços públicos.

Após a apresentação, os novos ônibus do Tarifa Zero percorreram as principais vias do centro de Vargem Grande Paulista. “Com esta iniciativa, Vargem Grande Paulista não só se posiciona como referência em inovação e sustentabilidade na mobilidade urbana, mas também estabelece um novo padrão para o transporte público em todo o país”, finalizou o prefeito.

Os veículos elétricos escolhidos para operar no sistema possuem carroceria do modelo eMillennium, produzido pela Caio, e estão instaladas sob a estrutura do chassi O-500U da MB/Eletra. O modelo do chassi é montado na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) e, depois de encarroçado na fábrica da Caio em Botucatu (SP), é enviado a unidade da Eletra em São Bernardo do Campo. No local os veículos recebem toda a parte de tecnologia e integração da propulsão elétrica, com baterias e motores elétricos fornecidos pela WEG, produzidos em território nacional.

“Importante destacar que esses ônibus têm emissão zero de poluentes, e a nossa empresa é a única que produz ônibus elétrico 100% brasileiro, com peças, engenharia, desenvolvimento 100% nacional, por isso é um grande orgulho participar desse projeto”.

Milena Braga Romano, presidente da Eletra.

Já para os demais veículos a Diesel utilizam o chassi 17-260/S Euro 6 da Volkswagen e são montados sob a carroceria urbana de última geração, que também produzida pela Caio em Botucatu, o Apache VIP V. Nesses veículos são utilizados o motor MAN D08 36 de 6.8 litros, capazes de entregar 260 cv de potência a 2.200 rpm e 950 Nm de torque de 1.000 a 1.800 rpm.

Mesmo com o alto torque e potência, os novos veículos atentem as restritas normas de redução de poluentes exigidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P-8), também conhecidas como Euro 6. Tal feito se dá graças a nova tecnologia SCR no sistema de emissões, onde é possível conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e baixos níveis de emissões.

Além do alto nível de tecnologia e baixa emissão de poluentes, os novos veículos também oferecerão bastante conforto aos usuários do transporte público. Além de possuir bancos estofados, os novos ônibus contam com sistema de ar-condicionado da marca Valeo, piso emborrachado e janelas coladas com vidros do tipo fumê, proporcionando maior conforto térmico e acústico no interior dos veículos.

435740158 976699100688576 6475883997431569723 n

Os motores elétricos, além de não emitir poluentes, também quase não emite ruídos, sendo boa parte do som emitido resultado do atrito das rotas com o asfalto. Já os motores a Diesel que equipam os chassis Euro 6 também são reconhecidos pelo seu baixo nível de ruído, que alidado a qualidade de acabamentos dos produtos Caio, proporciona baixo nível de ruído interno da carroceria.

Imagens: Divulgação/PMVGP e Eletra

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.