IVECO BUS lança ônibus intermunicipal híbrido CROSSWAY, ampliando opções sustentáveis de transporte

O modelo fabricado na República Tcheca já pode ser encomendado, as primeira unidades serão entregues em julho para Espanha.
Image

A IVECO BUS expandiu sua linha de soluções para operações de transporte com o lançamento de um novo modelo, visando reduzir ainda mais a pegada de carbono. A nova versão híbrida do ônibus intermunicipal CROSSWAY é compatível com combustíveis renováveis XTL (X-To-Liquid), equipada com um motor CURSOR 9 em conformidade com a norma Euro VI Step E.

Disponível em três comprimentos (10,8, 12 ou 13 metros) e nas versões POP e LINE, o CROSSWAY Hybrid oferece as mesmas vantagens que os demais modelos da linha. Com mais de 65.000 unidades produzidas, os ônibus CROSSWAY garantem maior capacidade de passageiros e bagagens, menor custo total de manutenção e maior satisfação para os operadores de transporte.

Giorgio Zino, head de Operações Comerciais IVECO BUS na Europa, destaca: “A introdução da nossa tecnologia híbrida à linha CROSSWAY permitirá aos operadores de transporte uma grande redução em custos de energia e emissões de CO2. É uma alternativa concreta à disposição dos clientes, fortalecendo nossa capacidade de oferecer a mais ampla oferta sustentável do mercado.”

A tecnologia híbrida oferecida pela IVECO BUS combina a caixa de câmbio Voith DIWA NXT com um potente motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW. O motor funciona como acionador de partida e gerador para recuperar energia cinética durante as etapas de desaceleração e frenagem, com uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no teto. O motor elétrico é compatível com o motor Cursor 9 durante as etapas de partida.

O novo CROSSWAY Hybrid economiza mais combustível do que sua versão não híbrida e, ao combinar combustíveis renováveis, reduz ainda mais as emissões de CO2. Com um novo design frontal que inclui os ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o ônibus está em conformidade com as regulamentações de segurança.

Com a adição do CROSSWAY Hybrid à família de produtos para linhas intermunicipais, a IVECO BUS oferece agora uma ampla escolha multienergética, incluindo modelos compatíveis com biometano e B100. Produzido na fábrica da IVECO BUS na República Tcheca, o CROSSWAY Hybrid já está disponível para encomenda, com as primeiras unidades a serem entregues na Espanha em julho.

Imagem: Reprodução/Iveco Bus

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.