Veículo invade faixa exclusiva do corretor BRT Transoeste no Rio de Janeiro (RJ) e causa acidente com ônibus articulado

Somente em 2023 foram 201 acidentes ocasionados por imprudências, semelhantes a ocorrida hoje.
Image

Na tarde deste sábado (20), dois homens ficaram feridos após um motociclista realizar uma conversão proibida, invadir a faixa exclusiva do BRT Transoeste e causar um acidente com um ônibus articulado do BRT, no cruzamento da Rua Felipe Cardoso com a Avenida Isabel, em Santa Cruz.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro às vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital Municipal Pedro II, também em Santa Cruz. Segundo informações, o estado de saúde dos feridos é considerado leve.

De acordo com a MOBI-Rio, empresa pública responsável pela operação do sistema BRT, o motociclista foi o responsável pelo acidente ao realizar a conversão indevida no momento em que passava um articulado da Linha 10 – Santa Cruz/Alvorada. O ônibus já foi recolhido à garagem para reparos e vai ficar dois dias fora de operação, prejudicando os passageiros do sistema.

É importante ressaltar para todos os motoristas e ciclistas que respeitarem a legislação de trânsito, por ser um veículo mais pesado o tempo de frenagem do BRT é maior. Em 2023 ocorreram 201 acidentes provocados pela imprudência de motoristas de outros veículos, sendo 104 por conversão proibida; 56 por avanço de sinal; e 41 por invasão à pista exclusiva do BRT.

Somados aos veículos que sofreram com os atos de vandalismo e precisam passar por reparos, o prejuízo operacional e financeiro para o sistema anualmente é grande.

Imagem: Divulgação/COR Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.