Empresas de ônibus do Rio de Janeiro já economizaram 773 milhões de litros de água com sistemas de reuso

Semove reporta economia significativa e impacto ambiental positivo.
Image

Os sistema de reciclagem de água instalados nas garagens das empresas de ônibus que operam os sistemas de transportes público no estado do Rio de Janeiro tem desempenhado um papel relevante em prol da sustentabilidade, impulsionado por iniciativas da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), entidade que representa 184 empresas do setor. A Federação se mostra comprometida com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento humano, estimulando o uso consciente de recursos naturais e que resultam em resultados expressivos.

Uma dessas iniciativas é o reuso de água para a lavagem de garagens e ônibus. Desde a implementação do primeiro sistema de reuso em uma garagem de ônibus há 12 anos, foram economizados impressionantes 773 milhões de litros de água nobre, quantidade equivalente ao volume necessário para encher 309 mil piscinas olímpicas. Essa medida possibilitou uma redução significativa de 59% no consumo de água nas empresas de transporte em todo o estado.

image 20

Richele Cabral, diretora de Mobilidade da Semove, ressaltou a importância do uso consciente da água: “Estima-se que, das águas existentes no nosso planeta, 99% não estão disponíveis para uso. A água doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. É um recurso precioso e finito, e seu uso consciente é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta”.

Um exemplo prático de reuso de água nas empresas de transporte é o processo de lavagem dos ônibus. A água utilizada é captada e enviada para uma estação de tratamento de efluentes, onde é purificada e novamente utilizada na limpeza dos veículos. Essa prática, além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos, também resulta em economia significativa para as empresas.

Além dos benefícios ambientais, o reuso de água também traz vantagens operacionais. Estima-se que as empresas obtenham uma redução de pelo menos 70% na conta de água, 50% na conta de esgoto, 50% no custo com produtos de lavagem, além de não haver relato de aumento significativo no consumo de energia.

Essas iniciativas demonstram o compromisso do setor de transporte público por ônibus do Rio de Janeiro com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.

Imagem: Reprodução/Transportes Flores

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.