Admiradores matam a saudade de pinturas icônicas de empresas de ônibus do Rio de Janeiro em passeio nostálgico

Colecionadores restauram ônibus das extintas Viação Acari e Viação Rubanil, além da ainda operante Auto Viação Alpha, proporcionando viagem ao passado para moradores da cidade
Image

No último domingo, 28/04, os cariocas tiveram a oportunidade de reviver momentos nostálgicos ao avistar três ônibus emblemáticos desfilando pelas ruas da cidade. Os veículos, restaurados por apaixonados colecionadores, foram pintados com as cores das saudosas empresas Viação Acari e Viação Rubanil, além da ainda operante Auto Viação Alpha.

A iniciativa partiu dos empresários Darles Amaral e Metuzálem Amaral da Novix, responsáveis pelo Busscar Urbanuss Pluss da Rubanil e pelo Marcopolo Torino GV da Acari, respectivamente. Junto a eles, o empresário Fernando Noleto, proprietário do Caio Vitória da Alpha, completou o trio de entusiastas que desfilaram os ônibus pelos bairros do Centro e da Zona Sul carioca.

Os veículos chamaram a atenção por onde passaram, despertando um sentimento de nostalgia em muitos transeuntes, que chegaram até a sinalizar, pensando que os ônibus estavam em serviço regular.

Sobre os ônibus

O Caio Vitória com prefixo 48098 do Fernando Noleto faz alusão a umas das pinturas mais tradicionais utilizadas pela Auto Viação Alpha. Fabricado em 1994, o ônibus possui chassi OF-1620 da Mercedes-Benz e foi adquirido pela empresa carioca em agosto de 1994 e ficou na empresa por 4 anos. Posteriormente foi adquirido pela paulista Santo Estevam e o numera como 15 250. A mesma Santo Estevam viraria Vila Formosa algum tempo depois . Alguns anos depois, ela repassa o carro para a TransKuba, onde o mesmo ganha a numeração 7 7084.

IMG 20240502 WA0181

Em 2004, ainda no governo Marta Suplicy, algumas empresas foram fechadas e seus veículos levados para depósitos. Em 2016, o governo decide leiloar os vários ônibus parados nos pátios. Muitos deles seguiram para desmanches. Mas não seria o caso do LAF-1551. Um revendedor arremata alguns carros no leilão e os coloca a venda na internet.

Daí, Fernando Noleto vê o anúncio e se interessa pelo carro. A compra foi feita para realizar uma vontade dele, que era ter um ônibus antigo. Ao subir no teto do carro, ainda constava a sua numeração original, 48098. Daí a ideia de reformar o veículo conforme suas características originais.

O Marcopolo Torino GV da Novix, com prefixo 42527 volta ao passado relembrando a pintura da extinta Viação Acari. O veículo, que possui chassi Volkswagen 16.210 CO, foi fabricado no ano de 1997 e nunca rodou por empresas regulares. Seu proprietário anterior foi o Colégio Mercúrio, do bairro da Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro e sempre foi utilizado para o transporte da banda do colégio. Apesar dos seus 27 anos, o veículo foi adquirido com menos de 135 km rodados.

IMG 20240428 WA0158

Apesar da Viação Acari nunca ter tido ônibus com chassi Volkswagen, os irmãos Darles e Metuzalem decidiram aplicar a identidade visual da Acari por remeter a diversas lembranças da juventude.

O Busscar Urbanuss Pluss também da Novix, remete a famosa pintura da extinta Viação Rubanil, que atuava na Zona Norte Carioca. Com chassi OF-1722M da Mercedes-Benz, ele foi fabricado no ano de 2008 e foi adquirido inicialmente pela Auto Viação 1001, onde possuiu o prefixo RJ 108.809. Posteriormente perteceu ao Colégio Carlos Gomes de Duque de Caxias.

IMG 20240502 WA0179

Além de proporcionar um passeio nostálgico aos moradores do Rio de Janeiro, os empresários têm planos ambiciosos para preservar a memória dos ônibus que marcaram época na cidade. Em parceria com outros colecionadores e entusiastas, idealizam uma exposição para compartilhar essa herança cultural com todos os interessados em reviver os tempos áureos do transporte público carioca.

IMG 20240502 WA0176

Vejam o vídeo:

Imagens/vídeo: Rodrigo Gomes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.