Atlântico Transportes segue recebendo ônibus 0 km para Itabuna, BA

A Atlântico está presente no município desde janeiro de 2021, quando começou a operar por meio de um contrato emergencial.
Image

A Atlântico Transportes, operadora da sistema de transporte coletivo do município de Itabuna, na Bahia, segue recebendo mais unidades, dos 35 que foram adquiridos, dos ônibus Apache Vip V, fabricados pela fabricante de carrocerias Caio.

Os chassis adquiridos para equipar os novos ônibus são da Volkswagen, do modelo 17.230/S Euro 6, que são montados com o motor de 4.6 litros MAN D08 34, capaz de entregar 225 cv de potência (166 kW) a 2.300 rpm e 850 Nm de torque entre 1.300 e 1.800 rpm. Além disso, os novos ônibus já contam com nova tecnologia SCR no sistema de emissões, que atendem o baixo nível de emissões exigidos nela norma Proconve P-8/Euro 6, sendo assim possível conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e um transporte público mais sustentável.

Os Apache Vip V Atlântico foram especialmente configurados para atender às necessidades dos moradores da cidade do litoral baiano. Com três portas do lado direito, poltronas estofadas e ergonômicas desenvolvidas para um melhor conforto para os passageiros. O sistema pneumático de portas garante ainda mais segurança durante o trajeto.

Além disso, esses novos ônibus oferecem acessibilidade total, com elevador para PNE’s produzidos pela Ortobrás, localizado na porta central e exclusiva, espaço para cadeirantes e poltronas reservadas, tornando o veículo 100% acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Os Apache Vip V que vão rodar nas ruas de Itabuna, também contam com uma série de recursos modernos, como itinerários eletrônicos em LED na cor branca, lixeiras, sistema de ar-condicionado da marca Arco, campainhas via wireless, assoalho antiderrapante, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, além de janelas de correr de três folhas.

A Atlântico opera no município baiano desde janeiro de 2021, quando iniciou mediante contrato emergencial a operação. Em maio de 2023, através de processo licitatório, se tornou vencedora da concorrência pública aberta pela Prefeitura.

Com a chegada desses 35 novos veículos a empresa atenderá uma das normas do edital, que prevê a renovação de 60% da frota operante na cidade, já que a idade máxima prevista no contrato da Prefeitura com a empresa é de 7 anos.

Imagens: Adriano Minervino

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.