Rio de Janeiro recebe novos ônibus para fortalecer o sistema BRT

Primeiras unidades do Caio Millennium V não articulados são uma inovação no transporte público da cidade
Mobi-Rio

Nesta terça-feira (14), foi fotografada uma das primeiras unidades zero quilômetro do Caio Millennium V, adquiridas pela Mobi-Rio, empresa pública responsável pela gestão do BRT do Rio de Janeiro. A chegada desses novos ônibus marca um passo importante na ampliação e melhoria do sistema de transporte da cidade maravilhosa.

Os ônibus recém-adquiridos são os primeiros do modelo não articulado a serem incorporados pela Mobi-Rio. Além disso, são os primeiros veículos da empresa na configuração 4X2 a possuir motorização traseira, uma inovação que promete trazer mais eficiência ao transporte carioca.

Equipados com chassis Mercedes-Benz, modelo O500 M 1928/59 BlueTec6, esses veículos utilizam o motor OM 926 LA de 7,2 litros, com 286 cv de potência a 2.200 rpm e torque máximo de 1.100 Nm a 1.200-1.600 rpm, oferecendo robustez e desempenho.

IMG 0138

As novidades da Mobi-Rio incluem quatro portas para embarque, duas de cada lado, com as do lado direito no nível do solo e as do lado esquerdo no nível das estações. Os ônibus também contam com ar-condicionado da marca Arco, assoalho revestido com plástico antiderrapante, alças pega-mão nos balaústres horizontais, saídas de emergência nas janelas e alçapões do teto, itinerários eletrônicos da Luminator, câmeras de monitoramento internas e externas, lixeiras, iluminação interna em LED e tomadas USB nas laterais do veículo.

A Mobi-Rio reafirma seu compromisso com a inclusão, equipando os novos ônibus com elevadores para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida, assentos específicos para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, além de uma área reservada para cadeira de rodas. Balaústres táteis e botões de campainha em braile completam as medidas inclusivas, assegurando que todos os passageiros possam viajar com conforto e segurança.

Os novos veículos serão destinados a operar em linhas atualmente desativadas na Zona Oeste. No dia 15 de fevereiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou a aquisição de 150 novos ônibus para reforçar a frota existente, com foco especial na Zona Oeste, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria da mobilidade urbana na cidade.

Imagens: João Antunes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.