É preciso olhar urgentemente para os números de ocorrências e mortes no trânsito. Somente em 2023, houve um aumento de 20,9% em vítimas de esse tipo de ocorrência. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública, 22.738 pessoas se envolveram em atropelamentos e colisões e 1.341 vieram a óbito. Na prática, cerca de três pessoas morrem nas vias fluminenses diariamente. Nesse cenário, enquanto uma Entidade Laço Amarelo, parceira do Observatório Nacional de Segurança Viária, o Rio Ônibus está comprometido com os valores propostos pela instituição em prol da segurança viária no país.
O estudo se torna ainda mais alarmante quando nos deparamos com a informação de que a Avenida Brasil, maior via expressa do Rio de Janeiro, lidera o ranking com 714 ocorrências no mesmo período. Os números, que são tratados tão corriqueiramente, deveriam levar a sociedade a se questionar sobre como o desrespeito às leis e às vidas que estão ao nosso redor estão influenciando o comportamento de todos nós em nossos deslocamentos.
Por isso, aderimos aos compromissos do Observatório Nacional de Segurança Viária e nos comprometemos em atuar ativamente em prol de um trânsito mais seguro e humano. Durante esse um ano de parceria, equipamos toda a frota de ônibus da cidade com adesivos sinalizadores do ponto cego e, pensando na efetividade da ferramenta, realizamos inúmeros eventos com motociclistas, ciclistas e pedestres, ao lado de parceiros como o Detran – Rj, a CET-Rio e a Operação Lei Seca. Tendo sempre como foco a educação como principal meio de prevenção.
Visando a redução desses sinistros, a Prefeitura do Rio também lançou o Plano de Segurança Viária da Cidade do Rio, com uma abordagem multifacetada para enfrentar os desafios relacionados à segurança no trânsito. Foram incluídas melhorias na infraestrutura, intensificação da fiscalização e conscientização pública, além das implementações de projetos de engenharia urbana voltados para a redução de pontos de conflito, a expansão de sistemas de transporte público acessíveis e seguros, e a modernização da sinalização viária. Conforme propõe a campanha do Maio Amarelo 2024, “A paz no trânsito começa por você”, o momento é propício para todos, incluindo para as autoridades competentes, repensarmos nossas atitudes. Os investimentos em educação para o trânsito não podem ser deixados de lado. É preciso promover campanhas educativas e orientativas para sensibilizarmos a população sobre a importância do respeito às normas de trânsito e o compartilhamento seguro das vias públicas. Somente por meio de uma abordagem sistêmica e colaborativa, vamos reduzir o número de acidentes e de vidas perdidas nas ruas da nossa cidade.
Por João Gouveia, presidente executivo do Rio Ônibus
Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.