Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico no Brasil

Teste comprova segurança superior do Attivi Integral, sem danos às baterias e com proteção total aos ocupantes
Image

Para garantir os mais elevados níveis de segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a Marcopolo realizou, de maneira inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de um ônibus elétrico. O resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo.

25062024 Marcopolo Crash test 3

Os ônibus elétricos são predominantemente utilizados no trânsito urbano, onde há uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras. Por isso, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna capaz de absorver a energia do impacto e garantir a inviolabilidade do conjunto de baterias. Segundo Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo, “queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores. O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto.”

25062024 Marcopolo Crash test 2

A engenharia da Marcopolo utilizou simulações computacionais para desenvolver uma estrutura traseira resistente a impactos sem afetar as baterias. O Attivi Integral, modelo 100% elétrico da Marcopolo, conta com tecnologia nacional, engenharia brasileira e a expertise de sete décadas de atuação da empresa. Com capacidade para até 82 passageiros, o ônibus oferece conforto e segurança, incluindo carregadores USB, ar-condicionado, câmeras de segurança e espaço para PcD.

Ficha Técnica do Attivi Integral

  • Chassi: Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade: até 82 passageiros
  • Autonomia: até 250 km, com tempo de carga de até 4 horas
  • Motor: Elétrico, potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
  • Suspensão: Pneumática
  • Freios: A disco com ABS/EBD (Door Brake)
  • Dimensões: Comprimento de até 13 m, largura de 2,55 m
  • Outros: Direção eletro-hidráulica, iluminação interna em LED, sistema de câmera de ré com sirene e monitor, cabine de separação para o motorista.

Com esses avanços, a Marcopolo reafirma seu compromisso com a segurança e a inovação no setor de transportes urbanos.

Imagens: Divulgação Marcopolo

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo