Belo Horizonte (MG) conclui implantação de 51 estações de bicicletas elétricas

Prefeitura inaugura estações na orla da Lagoa da Pampulha e promove ação educativa para conscientização no trânsito.
Image

A Prefeitura de Belo Horizonte finalizou, neste sábado (29), a implantação de 51 estações de bicicletas elétricas na capital mineira, com a inauguração de estações na orla da Lagoa da Pampulha. O evento realizado iniciou às 10 horas, com uma ação educativa na Avenida Otacílio Negrão de Lima, ao lado da Praça da Igreja São Francisco. Onde foram distribuídos panfletos para conscientizar motoristas e motociclistas sobre a necessidade de respeito ao ciclista, priorizando sempre os mais vulneráveis no trânsito.

O projeto conta com 51 estações e cerca de 400 bicicletas elétricas disponíveis para a população. Até o final de julho, o número de bicicletas chegará a 500. As instalações foram realizadas na região central e na orla da Lagoa, com pontos estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, considerando fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações foram planejadas para conectar diferentes modais, localizando-se próximas a importantes conexões com o transporte público e centros culturais e turísticos.

Primeira cidade da América Latina com sistema completo de bicicletas elétricas

Eveline Trevisan, assessora para mobilidade sustentável da Sumob, destacou que Belo Horizonte será a primeira cidade da América Latina a contar com um sistema completo de bicicletas elétricas. “Os sistemas de compartilhamento de bicicletas são estratégicos para alinhar o município a um projeto de mobilidade sustentável e de inclusão da bicicleta na cidade, pois trazem muita visibilidade para esse modo de transporte tão importante para a saúde das nossas cidades! O fato de ser um sistema completamente elétrico também contribui bastante para desmistificar a ideia de que uma cidade com topografia acidentada não é boa para bicicleta!”, enfatizou Eveline.

Desde o início das operações das primeiras bicicletas elétricas, em setembro de 2023, o número de deslocamentos aumentou 149% no primeiro quadrimestre de 2024 em comparação com o último quadrimestre de 2023. Os ciclistas já percorreram mais de 570 mil quilômetros, o equivalente a 20 voltas ao mundo. As bicicletas elétricas oferecem uma alternativa limpa e eficiente aos veículos motorizados, ajudando a reduzir as emissões de carbono e promovendo um estilo de vida mais sustentável.

Instruções para o uso das bicicletas elétricas

Para utilizar as bicicletas elétricas, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer o cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. As bikes podem ser desbloqueadas por QR Code e devem ser devolvidas em uma das estações ao final do uso. Para pedalar com conforto e segurança, siga estas orientações:

  • Regule a altura do selim.
  • Ande com as duas mãos no guidão e utilize a cestinha para levar objetos.
  • Sinalize mudanças de direção com os braços.
  • Use sempre os dois freios juntos para evitar derrapagens.
  • Mantenha uma distância segura dos veículos estacionados.
  • Ajuste a velocidade conforme a via e o trânsito.
  • Circule pela rua no mesmo sentido dos veículos se não houver ciclovia.
  • Não pedale na calçada; se necessário, desça da bicicleta e empurre.
  • Respeite o sinal vermelho e a faixa de pedestre.
  • Dê preferência ao pedestre.
  • Recomenda-se o uso de capacete e outros acessórios de segurança.

Com as novas estações, Belo Horizonte passa a contar com 75 estações de bicicletas compartilhadas (51 elétricas e 24 convencionais), distribuídas na Área Central e na região da Pampulha, totalizando mais de 600 bicicletas (mais de 400 elétricas e 200 convencionais). As bicicletas elétricas e convencionais ajudam a combater a emergência climática e preservar o meio ambiente, oferecendo também economia de tempo e dinheiro ao evitar o trânsito e os custos de manutenção de veículos motorizados.

Para mais informações e para conferir a localização das 51 estações de bicicletas elétricas compartilhadas, acesse o Portal da PBH.

Imagem: Rodrigo Clemente/PBH

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo