Campina Grande está prestes a dar um grande passo em direção à modernização de seu transporte público com a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nesta quarta-feira (3), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, garantindo a disponibilização de 14,8 quilômetros de trilhos da Ferrovia Transnordestina para a mobilidade urbana da população de Campina Grande.
De acordo com o ministro Renan Filho, a assinatura do acordo marca o início dos estudos necessários para viabilizar o VLT o mais rápido possível. “O projeto do VLT com certeza vai melhorar o desenvolvimento urbano e a vida das pessoas. A linha percorre todo um trecho vital na localidade e será fundamental para a melhoria do transporte coletivo de Campina Grande”, afirmou o ministro.
O novo VLT de Campina Grande está projetado para cobrir áreas cruciais da cidade, incluindo polos universitário, industrial, hospitalar, jurídico e comercial. A expectativa é que, inicialmente, o sistema beneficie diretamente um quarto dos mais de 400 mil habitantes da cidade, com impacto positivo em toda a Campina Grande. O prefeito Bruno Cunha Lima, que participou da assinatura por videoconferência, destacou a importância do projeto. “Esse momento é um grande divisor de águas para nossa cidade. Existe uma grande expectativa sobre esse tema”, disse o prefeito, agradecendo ao Ministério dos Transportes pela parceria.
A cerimônia de assinatura do ACT contou com a presença da bancada federal da Paraíba, composta por senadores e deputados, além do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, natural de Campina Grande. O ministro Vital do Rêgo destacou que o VLT trará um grande avanço socioeconômico para o município, ressaltando a importância da cooperação entre as diversas esferas de governo para a realização do projeto.
Para garantir a celeridade do processo, o Ministério dos Transportes desenvolveu um plano de ação com quatro etapas, envolvendo todos os órgãos responsáveis pelo projeto. O primeiro passo consiste em iniciar os atos preparatórios e comunicar as diretrizes a todas as partes envolvidas. Em seguida, ainda no mês de julho, serão realizados procedimentos específicos para levantamento da área pretendida pelo município e cálculo de eventuais indenizações. Em outubro, está prevista a formalização do termo aditivo e a cessão de uso, doação ou delegação da área. Finalmente, no dia 1º de novembro, está previsto o recebimento final da área para pleno uso do município.
A implementação do VLT em Campina Grande não apenas trará melhorias significativas para o transporte público local, mas também impulsionará o desenvolvimento urbano e econômico da região. Com a assinatura do ACT, a cidade dá um importante passo em direção à modernização e à sustentabilidade, alinhando-se a outras metrópoles que já adotaram sistemas de transporte sobre trilhos como solução eficiente e ecológica.
Além dos benefícios diretos para os usuários do transporte público, o projeto do VLT deve gerar empregos durante as fases de construção e operação, estimular a economia local e promover a valorização imobiliária nas áreas atendidas pela nova linha. A expectativa é que o VLT de Campina Grande se torne um modelo para outras cidades do Nordeste e do Brasil, demonstrando como a cooperação entre diferentes níveis de governo pode resultar em melhorias concretas para a população.
O compromisso do Ministério dos Transportes e dos governos estadual e municipal em levar adiante o projeto do VLT reafirma a importância de investimentos em infraestrutura de transporte para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. Com a conclusão do projeto, Campina Grande estará mais bem preparada para enfrentar os desafios da mobilidade urbana no século XXI, proporcionando aos seus habitantes um transporte público mais eficiente, confortável e integrado.
Imagem: Divulgação
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.