Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil, sublinhou que a eletrificação do segmento de transporte público é fundamental para a descarbonização das cidades, uma vez que este setor é responsável por 40% da poluição total. “Um ônibus elétrico roda o dia todo, fazendo 250 km em média e recarrega em um só ponto, ou seja, na garagem. Além disso, é compartilhado por milhares de pessoas ao longo do dia”, destacou Scroffa.
O executivo participou na última segunda-feira (01) do Latam Mobility & NetZero Summit Brasil 2024, evento que discutiu os rumos e desafios da mobilidade sustentável na América Latina. Scroffa esteve no painel “Perspectivas para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no Brasil”, que reuniu representantes de empresas envolvidas na promoção da eletromobilidade no país.
A Enel X, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a serviços avançados de energia com foco na transição energética, tem se mostrado uma empresa estratégica para a aceleração da eletrificação no Brasil. Segundo Scroffa, a empresa oferece soluções para transportes públicos baseadas em cinco pilares: tecnologia, ônibus, infraestrutura elétrica com carregadores e subestações para recarga rápida e segura, plataformas necessárias para viabilizar a infraestrutura e energia renovável 100% limpa.
Além disso, Scroffa destacou as soluções da Enel X para a recarga de carros elétricos, incluindo a instalação de carregadores em condomínios residenciais. Esses carregadores, instalados em vagas compartilhadas, permitem a individualização do consumo de energia e da tarifação aos usuários, promovendo maior conveniência e eficiência no uso de veículos elétricos.
O Latam Mobility & NetZero Summit Brasil 2024 trouxe à tona discussões cruciais sobre o futuro da mobilidade sustentável na América Latina, evidenciando o papel vital da eletrificação no combate à poluição urbana e na promoção de cidades mais limpas e sustentáveis.
Imagens: Divulgação/Enel X
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.