Prefeitura do Rio inaugura mergulhão na Avenida Cesário de Melo

Intervenção faz parte do Plano de Mobilidade de Campo Grande e promete melhorar o trânsito na Zona Oeste
Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta-feira (05/07), o novo mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, na Zona Oeste da cidade. A obra, que integra o pacote de intervenções do Anel Viário dentro do Plano de Mobilidade de Campo Grande, tem como objetivo transformar a infraestrutura do bairro mais populoso do país, com previsão de conclusão total em 2026.

Com aproximadamente 400 metros de extensão, o novo mergulhão promete aliviar o trânsito no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro, além de melhorar a fluidez na Rua Professor Castilho. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, da secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, e outras autoridades locais.

“Campo Grande é um bairro de grande importância econômica para a cidade. Esta é a primeira de muitas intervenções que já estão em andamento e que ainda serão realizadas. Isso valoriza o comércio, a indústria e o setor de serviços locais. Queremos um Rio de Janeiro voltado para o futuro”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, destacando o apoio da Câmara dos Vereadores na viabilização das obras.

O mergulhão permite aos motoristas que trafegam pela Estrada do Monteiro no sentido Avenida Brasil acessarem diretamente o Viaduto Alim Pedro, sem a necessidade de contornar a Praça Francisco Barbosa. Essa obra faz parte de uma série de intervenções no Plano de Mobilidade de Campo Grande, que inclui a requalificação da Rua Artur Rios e a criação de uma ligação expressa entre a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse, com um túnel de 600 metros em construção.

Além das melhorias viárias, o Plano de Mobilidade de Campo Grande prevê a criação da nova Floresta da Posse, uma área verde com 950 mil metros quadrados e a plantação de mais de 240 mil árvores. As obras urbanísticas incluem também a duplicação da Estrada do Lameirão, melhorias na Avenida Cesário de Melo e na Estrada do Tinguí, e a requalificação de importantes vias como a Estrada do Monteiro e o Binário Rio-São Paulo.

As intervenções, que somam investimentos de mais de R$ 200 milhões, visam a melhoria da circulação de veículos, a diminuição do tempo de deslocamento e a promoção de um desenvolvimento sustentável para a região.

Imagem: Rafael Catarcione

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo