Iniciou, no dia de ontem (07), as operações da empresa Rápido Sumaré no transporte coletivo do Município de Piracicaba, interior de São Paulo. O prefeito Luciano Almeida, já havia realizado na última sexta-feira (05), uma viagem inaugural simbólica, antecipada devido as restrições impostas pela legislação eleitoral para realização de eventos públicos no período que antecede as eleições municipal de 2024. A nova frota, será composta por 206 veículos, promete transformar a experiência dos usuários com mais conforto, segurança e mobilidade.
“É uma grande satisfação poder iniciar essa transição, essa mudança do transporte coletivo, que vai trazer mais conforto, segurança, agilidade e mobilidade para os usuários em Piracicaba. É um avanço para o município. A primeira linha migrada, a linha 444, começa no domingo, mas aos poucos faremos as transições das demais. Tudo minimamente planejado, para oferecer o melhor para a cidade”, afirmou.
Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba.
Todos os ônibus da nova frota são 100% acessíveis conforme a legislação federal, equipados com plataformas elevatórias para pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas, além de dispositivos internos como assentos para pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão guia e locais reservados com cintos de fixação para cadeiras de rodas. Os veículos também contam com wi-fi e entradas USB, proporcionando maior conectividade aos passageiros.
Parte dos ônibus será equipada com ar-condicionado, especialmente os que realizam linhas troncais entre terminais como 240-Cecap/TCI, 444-Sônia/TCI, 301-Pauliceia/TCI, 801 e 802 – São Jorge/TCI. Todos os veículos serão monitorados por câmeras internas e sistema de rastreamento GPS em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran.
A Rápido Sumaré também assumirá a construção da garagem e a manutenção dos terminais, operando tanto linhas urbanas quanto rurais e expandindo o serviço de Transporte Especial Elevar para pessoas que utilizam cadeira de rodas. Os veículos terão idade média de cinco anos e máxima de dez anos, seguindo as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8) com redução significativa das emissões de poluentes atmosféricos.
A transição da Rápido Sumaré será realizada de maneira gradual e organizada ao longo dos próximos meses, mantendo a validade dos atuais cartões de transporte dos usuários e sem alterações nos itinerários e horários até a conclusão integral do processo. Para mais informações sobre os serviços, os usuários podem consultar diretamente o Departamento de Transportes Públicos de Piracicaba, conforme explicou o diretor Vanderlei Quartarolo.
Imagem: Reprodução/IVECO
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.