Enchente adia início de projeto-piloto que iria colocar 12 ônibus elétricos nas ruas de Porto Alegre (RS)

Quatro veículos já passaram pelos testes iniciais; prefeitura promete início das operações ainda em 2024.
Image

As duas linhas que terão ônibus exclusivamente elétricos em Porto Alegre entrarão em operação ainda neste ano de 2024. Conforme a prefeitura, em decorrência da enchente, a estreia oficial foi adiada, mas a promessa é que até o final do ano, 12 veículos nesta modalidade já estejam circulando pelas ruas da cidade.

A prefeitura não tem uma data definida para o início das operações. Quatro dos veículos elétricos, do modelo eMillennium, que foram produzidos pela Caio em Botucatu, no interior de São Paulo, já passaram pelo período de testes nas ruas da capital e começaram a rodar em fevereiro. Os outros oito ônibus, vindos da fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul, devem ser testados em breve.

De acordo com informações publicadas pela revista digital GZH, após esses testes, duas linhas piloto terão veículos exclusivamente elétricos: 178.1 Praia de Belas Elétrica e outra, ainda sem número, denominada Integrador, que terá partida no Terminal Princesa Isabel em um itinerário até o Centro.

Dos 12 ônibus, oito foram adquiridos pelas empresas VTC e Nortran e quatro foram adquiridos pela empresa Sudeste. Todos os veículos terão a tecnologia para carregá-los que será colocada nas garagens. No total, os veículos custaram R$ 38 milhões e a compra é subsidiada pela Prefeitura.

Imagem: Reprodução/Caio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.