Greve de ônibus é descartada em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí após aumento de 2% ofertados pelas empresas para trabalhadores

Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e empresas de transporte público dos municípios avançam as negociações.
Image

As empresas de transporte coletivo em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí ofereceram um aumento real de 2% para os trabalhadores do setor, resultando em um reajuste total de 5,23% nos salários e benefícios, ao somar com o índice inflacionário de 3,23%. Com a aprovação desta proposta pelas assembleias realizadas nesta sexta-feira (12), a greve de ônibus foi descartada.

O presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Ronaldo Costa, destacou a união da categoria e os benefícios mantidos no acordo coletivo, incluindo um plano odontológico gratuito. Ele afirmou: “Além do aumento real, foram mantidas cláusulas importantes, como o ticket nas férias e no afastamento, e a conquista de um convênio odontológico gratuito para toda a categoria do transporte urbano das três cidades.”

Ronaldo Costa expressou gratidão pelo apoio recebido da população de São José dos Campos, enfatizando a importância da solidariedade para o avanço das negociações. Segundo ele, antes da aprovação do aviso de greve, as negociações não estavam progredindo, mas a determinação da categoria levou as empresas de volta à mesa com disposição renovada para resolver o impasse.

“A vitória é da categoria, que não necessitou de políticos para conseguir aumento real. Nenhum prefeito ou vereador das três cidades se manifestou em solidariedade à categoria. Conseguimos o que conseguimos sozinhos, graças à ajuda de Deus e à força da categoria.”

Motoristas e funcionários das empresas de ônibus começaram a campanha salarial em fevereiro. A discussão sobre o dissídio coletivo se intensificou no fim de junho, quando as empresas inicialmente ofereceram um aumento de 3,23%, índice rejeitado pelos trabalhadores. Após a aprovação do estado de greve na semana passada, as empresas se mobilizaram e apresentaram a nova contraproposta, agora aceita pela maioria dos funcionários do transporte.

Imagem: Reprodução/PMT

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.