Operação Tolerância Zero realiza fiscalização em seis ônibus de Belo Horizonte (MG) e todos apresentaram irregularidades

Cinto veículos tiveram suas ATs recolhidas e um já estava circulando sem o documento.
Image

Uma operação Tolerância Zero no transporte coletivo, da Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recolheu a Autorização de Tráfego (AT) de cinco ônibus e flagrou um sexto coletivo que transitava sem o documento na tarde desta terça-feira (30). A ação foi realizada no ponto final das linhas 9211 e 9214, que ligam os bairros Caetano Furquim, na região Leste da capital mineira, e Havaí, na região Oeste.

A operação contou com o apoio de agentes da BHTrans e da Guarda Municipal, constatando irregularidades em 100% dos seis veículos fiscalizados. Giangiulio Cocco, supervisor de operação de campo da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), afirma que diversas irregularidades foram encontradas.

“Principalmente mau estado de conservação e más condições de operação, colocando em risco os condutores e usuários. A SUMOB vem fazendo essa ação com base nas reclamações dos usuários, que são fundamentais para direcionarmos onde iremos fiscalizar,” pontua.

Entre os itens verificados nas operações “Tolerância Zero” estão as condições dos pneus, o elevador, o sistema de iluminação, o freio, entre outras obrigatoriedades que determinam a regularidade dos ônibus. Os usuários podem denunciar irregularidades em coletivos por meio do telefone 156, do Portal da PBH e também pelo WhatsApp, no telefone (31) 98472-5715.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), entidade que representa as empresas operadoras, informou, em nota enviado ao jornal O TEMPO, que acompanha com atenção todas as fiscalizações. “A entidade esclarece que todas as empresas estão empenhadas em sanar todos os problemas apontados, que em sua maioria são de itens simples, para garantir à população um serviço de transporte de qualidade, com os ônibus saindo em perfeito estado para operação”.

De acordo com a BHTrans, desde o início da operação Tolerância Zero, em fevereiro deste ano, já foram realizadas 1.930 ações de fiscalização, com mais de 13.407 coletivos vistoriados, sendo que alguns deles foram alvo da ação mais de uma vez. Isso representa uma média de 630 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram mais de 14.084 autuações, mais de 474 ATs recolhidas e mais de 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG. Os dados não incluem os seis veículos alvo da operação desta terça-feira.

Imagem: Divulgação/Sumob

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo