A Rodopass Transporte Coletivo de Passsageiros, empresa de transporte urbano que atua no serviço de transporte coletivo municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, pertencente ao Grupo Carvalho, está dando um passo significativo na renovação do Sistema MOVE com a introdução de três novos ônibus urbanos do modelo Apache VIP V, produzido pela Caio. Os novos ônibus são os primeiros desse padrão a ser utilizados pela Rodopass com a pintura do MOVE.
A carroceria do Apache VIP V está montada sob o chassi Mercedes-Benz OF-1726L/59 4×2 BlueTec 6, o motor OM 926 LA de 7,2 litros, capaz de produzir 260 cv de potência máxima (191 kW) a 2.200 rpm e 900 Nm de torque (91,7 mkgf) entre 1.200 e 1.600 rpm. Mesmo com alta potência, a alta eficiência energêtica no consumo de combustível e as tecnologias embarcadas no sistema de pós-tratamento dos gases contribuem para o veículo atender aos requisitos da norma Proconve P-8/Euro 6 e porporcionar um transporte público mais sustentável para a capital mineira, melhorando a qualidade do ar e a vida da população.
A configuração dos ônibus é especialmente projetada para o Sistema BRT, com cinco portas para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, sendo duas portas estão localizadas do lado esquerdo, alinhadas com o nível das plataformas das cabines, e três portas do lado direito, ao nível da rua. Essa configuração visa agilizar o fluxo de passageiros e melhorar a eficiência operacional do sistema MOVE, tanto para o uso nas estações, quando para o uso ao nível da rua.
O Apache VIP V da Caio oferece diversas características de conforto e acessibilidade, incluindo bancos semiestofados, piso antiderrapante, sistema de itinerário eletrônico, ar-condicionado, plataforma de acessibilidade do tipo escada na porta central do lado direito e através de uma rampa para eliminar o vão entre o ônibus e a plataforma do lado esquerdo, solicitação de parada acionada por botoeiras wireless com identificação em braile, balaustes táteis e iluminação em LED.
Além disso, os novos ônibus contam com área reservada para transportes de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia e fixação da cadeira de rodas para deficientes físicos, com cinto de três pontos. Além de poltronas reservadas para obesos e pessoas com deficiência (PcD), idosos, gestantes ou mobiliade reduzida. Porém, no município de Belo Horizonte, todas as poltronas do veículo são consideradas preferenciais, conforme projeto aprovado e promulgado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Os novos ônibus possuem um comprimento de 12,60 metros, menor que se comparado aos 13,20 metros dos ônibus atualmente em operação no Sistema MOVE. Essa alteração no tamanho visa otimizar o desempenho e a integração dos veículos no Sistema MOVE, facilitando a circulação dos veículos fora das canaletas exclusivas do BRT.
Imagens: Rafael Wan Der Maas
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.