A LATAM Airlines Brasil firmou um acordo histórico com o Governo do Estado de Pernambuco, selado hoje (03) no Palácio do Campo das Princesas, em Recife. A parceria foi assinada pela governadora Raquel Lyra e pelo CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier. A partir dos próximos dias, a LATAM começará a vender passagens para duas novas rotas: Santiago-Recife e Guarulhos-Fernando de Noronha, com operações previstas para ainda este ano.
A governadora Raquel Lyra expressou entusiasmo com a nova parceria: “A colaboração com a LATAM é um passo significativo para ampliar a conexão de Pernambuco com outros mercados. Este acordo fortalece o turismo e a economia do estado, possibilitando a atração de mais visitantes.”
Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, destacou a importância do investimento: “Estamos aproximando o mundo de Recife e Fernando de Noronha. Investir em Pernambuco é investir no turismo brasileiro. Este é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação no Brasil, onde nenhuma outra companhia aérea investiu tanto nos últimos três anos.”
Eduardo Loyo, presidente da Empetur, complementou: “A parceria com a LATAM reforça nosso compromisso em expandir a conectividade aérea de Pernambuco. Com mais voos disponíveis, atraímos mais turistas e fomentamos o desenvolvimento econômico e cultural do estado, consolidando Pernambuco como um destino turístico de destaque.”
Santiago-Recife
A LATAM iniciará a operação da rota Santiago-Recife em 30 de novembro (sujeito a alterações), com um voo semanal operado por aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros (162 em Economy e 12 em Premium Economy). O voo Recife-Santiago terá uma duração média de 6h30 e partirá às 15h15 (horário de Brasília) aos sábados (sujeito a alterações), enquanto o voo Santiago-Recife decolará às 23h50 (horário de Santiago).
A nova rota reduzirá o tempo de viagem entre Pernambuco e o Chile em três horas comparado às conexões via Guarulhos (São Paulo). Além de conectar o Chile a Pernambuco, a rota aproximará Recife de destinos como Austrália e Nova Zelândia, com conexões diretas através da LATAM em Santiago. A previsão é de movimentar até 14,5 mil passageiros anuais, sendo a nona rota da LATAM entre Brasil e Chile.
Guarulhos-Fernando de Noronha
Também em novembro (sujeito a alterações), a LATAM começará a operar a rota Guarulhos-Fernando de Noronha com voos diários a bordo de aeronaves Airbus A319, com capacidade para 126 passageiros em Economy e 12 em Premium Economy. O voo terá uma duração de 3h50 e marcará a primeira operação da LATAM no arquipélago. A companhia anunciará em breve os horários dos voos.
Com potencial para movimentar até 40 mil passageiros por ano, essa será a primeira operação para Fernando de Noronha a partir do hub de São Paulo, onde a LATAM responde por 50% da operação total do aeroporto. Isso proporcionará maior conectividade do arquipélago com outros países e continentes.
Investimentos da LATAM no Brasil
A LATAM é atualmente a companhia que mais adiciona voos e assentos no mercado brasileiro, operando a maior malha aérea de sua história no país, com voos para 53 aeroportos nacionais. Internacionalmente, lidera a conectividade do Brasil com o mundo, com voos próprios para 90 aeroportos fora do país.
Desde 2021, a LATAM lidera a aviação brasileira em termos de passageiros-quilômetros transportados (RPK*), conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no Brasil, prevendo um crescimento de 8% a 10% na oferta doméstica de assentos em comparação com 2023.
*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
Imagens: Divulgação/LATAM
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.