Caucaia, a segunda maior cidade do Ceará, celebra três anos do programa Bora de Graça, que oferece transporte público gratuito em todo o seu território de 1.227,9 km². Lançado em setembro de 2021, durante a pandemia, o projeto inicialmente gerou dúvidas, mas logo provou sua eficácia, consolidando-se como um exemplo de política pública que pode ser replicada em outros municípios.
O impacto do Bora de Graça vai além do benefício econômico. O transporte gratuito proporcionou maior acesso à cultura, lazer e serviços, além de auxiliar aqueles em busca de emprego, eliminando o custo do deslocamento. Na área ambiental, a iniciativa resultou em menos veículos nas ruas, reduzindo as emissões de CO2 e melhorando o fluxo de trânsito.
Para reafirmar o sucesso do programa, a Prefeitura de Caucaia anunciou a remoção definitiva das catracas dos 70 ônibus da frota operacional. Embora já desnecessários pela inexistência de cobrança, os equipamentos continuavam causando desconforto a grávidas, pessoas com obesidade e deficientes físicos. A retirada promove uma mobilidade mais acessível e inclusiva nas 2 milhões de viagens mensais realizadas na cidade.
Abolição das Catracas e memorial
No dia 12 de setembro, a Prefeitura realizará o ato simbólico de remoção das catracas dos primeiros ônibus, com a inauguração do evento “Abolição das Catracas”. As antigas catracas, transformadas em esculturas pelo artista Narcélio Grud, serão instaladas na Praça do Anfiteatro como um memorial interativo. As obras serão inspiradas no dente-de-leão, simbolizando liberdade e superação de barreiras.
“A ideia é pegar esse objeto que antes limitava o acesso e transformá-lo em algo que simbolize libertação, como o dente-de-leão, que espalha suas sementes com o vento”, explica Narcélio Grud, responsável pela criação artística.
Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Caucaia
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.