A City Transporte, operadora do transporte público no Guarujá, no litoral de São Paulo, começou ontem (30) os testes operacionais com o modelo OE-12 Urbano, um ônibus 100% elétrico fabricado pela montadora chinesa Ankai. O mesmo modelo também entrou em operação ontem em Porto Alegre (RS), destacando-se pela leveza e durabilidade, com uma estrutura de monobloco em aço com manganês, o OE-12 Urbano é até 2 toneladas mais leve que outros modelos.
Seu design de piso baixo (low entry) e três portas foi pensado para proporcionar mais conforto e acessibilidade aos passageiros. Um dos destaques do modelo são as poltronas ergométricas acolchoadas, que oferecem maior conforto melhorando a experiência dos usuários durante descolamentos com itinerários longos ou com trânsito pesado, que é uma realidade das grandes cidades.
O ônibus possui 12 metros de comprimento, 6100 mm de entre-eixos, 3,4 metros de altura e 2,55 metros de largura. A capacidade total é de transportar 82 passageiros, sendo 32 sentados, além do espaço para acomodação do cadeirante e do operador (motorista).
Mesmo operando com ar-condicionado, o modelo oferece uma autonomia de até 350 km, otimizando a eficiência operacional e reduzindo custos. Além disso, as baterias do veículo estão isoladas do compartimento de passageiros e podem ser totalmente recarregadas em apenas duas horas, oferecendo mais praticidade para a operação.
A unidade está sendo testada na linha 77, que faz o trajeto Ferry Boat x Perequê, a maior linha urbana de ônibus do município. A linha opera todos os dias, com uma duração aproximada de 50 minutos por viagem, cobrindo um percurso de cerca de 19 quilômetros.
Cedido pela Ankai Brasil para a fase de testes, o ônibus circulará nas linhas urbanas do Guarujá por cerca de 30 dias, permitindo à City Transporte avaliar seu desempenho em condições reais de operação. O objetivo é promover mais sustentabilidade, modernização e conforto ao sistema de transporte público do município.
Sobre a Ankai
A Ankai, uma empresa líder na produção de ônibus fundada em 1966, é reconhecida por sua inovação na fabricação de veículos 100% elétricos. Com uma ampla gama de produtos, incluindo ônibus urbanos, de turismo e articulados. A Ankai se destaca por desenvolver ônibus completos, integrando chassi e carroceria. Seus modelos da 9ª geração já alcançam uma autonomia de até 350 km.
A empresa chegou ao Brasil em 2023 através do Grupo SHC, que ao longo de três décadas se estabeleceu como um dos principais players do mercado automotivo brasileiro, com mais de 1 milhão de veículos comercializados, destacando-se pela inovação e abordagem disruptiva.
Em 1990, como representante exclusivo da Citroën, foi pioneiro na introdução da primeira marca francesa no Brasil. Expandido para o segmento premium, importou marcas de luxo como Jaguar, Hummer e Aston Martin, alcançando reconhecimento global como maior vendedor da Citroën. Em 2001, com a inauguração da fábrica da PSA Peugeot-Citroën, Sergio Habib liderou a Citroën brasileira para uma participação de mercado de quase 3%. Em 2008, ao retornar à gestão do Grupo SHC, concentrou-se na construção de uma nova marca automotiva no país, expandindo para montadoras chinesas e outras marcas como Ford, Volkswagen, Peugeot e Land Rover.
Imagens: Divulgação/Ankai
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.