Mosgortrans, de Moscou, avança na transformação digital no transporte

Todos os dados de controle técnico dos veículos da Mosgortrans estão armazenados em um banco de dados eletrônico.
Mosgortrans

Moscou está implementando ativamente soluções digitais no transporte de passageiros. A transição da Mosgortrans dos manifestos de papel para uma versão eletrônica melhorou significativamente as condições de trabalho dos funcionários da empresa e automatizou o funcionamento de todas as 25 unidades operacionais. Agora, todos os dados de controle técnico dos veículos da Mosgortrans estão armazenados em um banco de dados eletrônico.

Os mecânicos não precisam mais registrar os resultados das inspeções em livros de papel, economizando até 1,5 horas por dia, que podem ser dedicadas a tarefas mais importantes, como a verificação da operacionalidade dos veículos. Os mecânicos controladores são responsáveis pelo controle técnico oportuno dos veículos, liberando-os para as rotas, inspecionando ônibus e ônibus elétricos antes da saída e verificando o estado sanitário e técnico do transporte. Além disso, a eliminação do papel torna o trabalho da empresa ainda mais ecologicamente responsável.

“Nas 25 unidades da Mosgortrans, todos os dias são salvos dados de inspeção de mais de 5 mil ônibus e ônibus elétricos. Com a transição para o novo software russo, os mecânicos podem dedicar mais tempo à verificação da funcionalidade dos veículos. Graças a isso, os veículos entram nas rotas mais rapidamente, as viagens tornam-se ainda mais seguras, e a carga de trabalho dos funcionários é reduzida. Estamos aprimorando o transporte público conforme orientações do prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin,” disse Maksim Liksutov, vice-prefeito de Moscou para Transportes.

Acelerômetros aumentam o conforto e a segurança no transporte público de superfície

Mais de 4,5 mil ônibus e ônibus elétricos da Mosgortrans já estão equipados com acelerômetros russos. Esses sensores especiais avaliam a qualidade da condução e emitem um sinal se detectarem alguma discrepância em relação à norma.

Os dispositivos avaliam em tempo real a suavidade dos ônibus, monitoram manobras bruscas, frenagens e acelerações, registram o momento e o local onde ocorreu alguma irregularidade, e informam o motorista quando é necessário ajustar o estilo de condução. Todos os dados estão disponíveis para inspeção pela equipe de manutenção da frota responsável pela rota. Graças aos acelerômetros, o número de quedas de passageiros durante as viagens está se tornando ainda menor.

“Mais de 80% dos ônibus da Mosgortrans já estão equipados com software russo para melhorar a qualidade do serviço de passageiros. Os acelerômetros ajudam os motoristas a garantir viagens seguras por toda a cidade. Cada caso de desvio da norma é registrado e tratado pelos serviços responsáveis pela operação suave das rotas. Tornamos as viagens pela capital ainda mais convenientes e confortáveis, conforme orientações do prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin,” afirmou Maksim Liksutov.

Imagens: Divulgação Mosgortrans

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo