Desde o dia 12 de outubro, um micro-ônibus 100% elétrico começou a circular em caráter experimental no Recife e em Olinda. A novidade faz parte de uma parceria entre o Consórcio Conorte, Ankai do Brasil e o Grande Recife Consórcio de Transporte, como parte dos esforços para buscar alternativas mais sustentáveis aos veículos movidos a diesel. O teste, que se estenderá até o dia 03 de novembro, já está chamando a atenção de usuários e transeuntes, não apenas pelo visual moderno do veículo, mas também pelo silêncio e conforto proporcionados pela tecnologia elétrica.
A equipe do portal Ônibus & Transporte embarcou na linha 1051-Marco Zero X Derby para vivenciar essa nova experiência. A viagem ocorreu no dia 19 de outubro, no horário das 17h35, partindo do Marco Zero, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital pernambucana. Apesar de ser uma novidade no sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), o fluxo de passageiros ainda é baixo, o que é esperado para um período de testes. Durante essa viagem, apenas uma passageira embarcou no veículo. No entanto, em um dia anterior, a linha chegou a transportar 27 passageiros.
O micro-ônibus elétrico em operação tem capacidade para 34 pessoas, sendo 19 sentadas e 15 em pé. A tarifa para o percurso Marco Zero X Derby é de R$ 5,15, um valor compatível com o serviço opcional mais barato disponível na região. Já a linha que faz o percurso Recife-Olinda, 1091, custa R$ 7,70 por passageiro, com pagamento aceito via cartão Vem Comum. Estudantes e gratuidades podem utilizar o serviço, porém, deverão pagar a tarifa cheia. Vale ressaltar que esse serviço é uma opção adicional ao transporte convencional, ou seja, as linhas comuns continuam operando normalmente.
Conforto e tecnologia no transporte elétrico
Uma das principais diferenças percebidas entre o micro-ônibus elétrico e os tradicionais movidos a diesel é a ausência de ruídos no interior do veículo. O motor elétrico funciona silenciosamente, proporcionando um ambiente tranquilo e mais agradável para os passageiros. Além disso, o veículo é equipado com ar condicionado eficiente, com saídas de ar que podem ser ajustadas individualmente, garantindo mais conforto durante a viagem, especialmente em dias quentes.
Outra característica que chamou a atenção da equipe foi a rapidez e fluidez da viagem, mesmo durante o horário de pico no centro do Recife. O trânsito intenso, comum no final da tarde, não impediu que o micro-ônibus mantivesse uma boa velocidade, finalizando o trajeto em cerca de 40 minutos. O veículo também se destaca pelo visual moderno e, por onde passa, atrai olhares curiosos de pedestres e passageiros de outros ônibus.
A passageira Arlean Carla que saía do trabalho para fazer um exame e fez a viagem junto com a nossa equipe, elogiou o veículo: “Ele é bem confortável, bem diferente dos outros ônibus que estamos acostumados. Estou gostando. Ele é rapido, bem limpo e bem geladinho! Estou gostando!”.
Itinerário das Linhas e Horários
Linha 1051 – Marco Zero X Derby (dias úteis)
O micro-ônibus elétrico percorre um trajeto que conecta o Marco Zero, no Recife Antigo, à Praça do Derby, passando por alguns dos principais pontos históricos e turísticos da cidade. Confira o itinerário detalhado:
Terminal/Ponto de Retorno:
- Avenida Alfredo Lisboa
- Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero)
- Avenida Militar
- Retorno logo após o Forte do Brum
- Avenida Militar
- Cais do Apolo
- Ponte Buarque de Macedo
- Praça da República
- Rua do Imperador Pedro II
- Rua Siqueira Campos
- Rua Cleto Campêlo
- Avenida Guararapes
- Ponte Duarte Coelho
- Avenida Conde da Boa Vista
- Rua Dom Bosco
- Avenida Governador Agamenon Magalhães (via local)
- Praça do Derby (Pista Norte)
- Rua Jener Souza
- Rua Dr. Severino Pinheiro
- Retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães
- Rua Jener Souza
- Praça do Derby (Pista Central)
Retorno/Terminal:
- Praça do Derby (Pista Central)
- Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti
- Avenida Conde da Boa Vista
- Ponte Duarte Coelho
- Avenida Guararapes
- Avenida Dantas Barreto
- Avenida Nossa Senhora do Carmo
- Avenida Martins de Barros
- Cais Santa Rita (Via da Beira Mar)
- Terminal Cais de Santa Rita
- Avenida Martins de Barros
- Ponte Conde Maurício de Nassau
- Cais da Alfândega
- Avenida Alfredo Lisboa (Marco Zero)
Horários da linha 1051 – Marco Zero X Derby (dias úteis):
- 07h00
- 08h00
- 09h00
- 10h00
- 11h30
- 12h30
- 13h30
- 14h30
- 15h35
- 16h35
- 17h35
- 18h35
- 19h35
- 21h00
- 22h00
Linha 1091 – Cais de Santa Rita (São José) X Olinda (fins de semana)
Para os fins de semana, o micro-ônibus opera na linha que conecta o Cais de Santa Rita, no bairro de São José, ao centro histórico de Olinda, um dos patrimônios culturais mais importantes do Brasil. O trajeto passa por diversos pontos de interesse turístico, proporcionando uma alternativa sustentável para o transporte entre as duas cidades.
Sentido Recife-Olinda:
- Cais de Santa Rita
- Avenida Martins de Barros
- Ponte Maurício de Nassau
- Avenida Marquês de Olinda
- Cais do Apolo
- Avenida Militar
- Ponte do Limoeiro
- Avenida Norte
- Praça General Abreu e Lima
- Avenida Cruz Cabugá
- Avenida Olinda
- Avenida Sigismundo Gonçalves
- Praça do Carmo
Sentido Olinda-Recife:
- Praça do Carmo
- Avenida Sigismundo Gonçalves
- Avenida Presidente Kennedy
- Travessa do Pisa
- Avenida Olinda
- Avenida Agamenon Magalhães
- Avenida Cruz Cabugá
- Praça General Abreu e Lima
- Avenida Norte
- Ponte do Limoeiro
- Avenida Militar
- Cais do Apolo
- Ponte Buarque de Macedo
- Praça da República
- Rua do Imperador
- Rua Siqueira Campos
- Avenida Dantas Barreto
- Avenida Nossa Senhora do Carmo
- Avenida Martins de Barros
- Cais de Santa Rita
Horários da linha 1091 – Recife X Olinda (fins de semana):
- 08h30
- 09h30
- 10h30
- 12h00
- 13h00
- 14h00
- 15h30
- 16h30
Sustentabilidade e futuro do transporte público
A introdução de veículos elétricos no sistema de transporte público do Recife é um passo importante rumo à modernização e à sustentabilidade. O governo estadual tem intensificado esforços para substituir os veículos a diesel por alternativas mais limpas, como os ônibus movidos a gás natural veicular (GNV), que também estão em fase de testes. A parceria com a Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte é um exemplo claro de que o setor de mobilidade está atento às inovações tecnológicas que podem melhorar a qualidade do transporte e reduzir a emissão de poluentes.
O teste do micro-ônibus elétrico ficará em operação até o início de novembro, mas já se mostra uma opção promissora para o futuro do transporte público na Região Metropolitana do Recife, especialmente em rotas turísticas e em áreas de grande circulação.
Veja o vídeo com o depoimento do motorista.
Imagens/Vídeos: Júlio Barboza
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.