As empresas Transportes Flores e Expresso Real Rio, integrantes do Grupo JAL, adquiriram 70 novos ônibus que atenderão a capital Rio de Janeiro e nove municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, São João de Meriti e Seropédica. O investimento, parte do eixo de Renovação de Frota do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), soma mais de R$ 54 milhões e promete melhorar a qualidade do transporte público na região.
Modernidade e sustentabilidade nos novos ônibus da Flores e Real Rio
Os novos veículos são equipados com motores produzidos pela Mercedes-Benz que atendem as normas Proconve P-8 Euro 6, que, embora ainda movidos a diesel, são até 85% menos poluentes do que os modelos anteriores. Essa tecnologia avançada reduz significativamente a emissão de gases nocivos, convertendo poluentes em compostos menos prejudiciais antes que sejam liberados na atmosfera.
A renovação reflete o compromisso do Ministério das Cidades com a descarbonização das frotas de ônibus em todo o país. Por meio do Novo PAC, o governo tem viabilizado o financiamento de mais de 5 mil veículos elétricos e modelos a diesel de última geração, tanto para prefeituras quanto para operadores privados.
Impacto para a população fluminense
Os novos ônibus representam um avanço na prestação de serviços de transporte, oferecendo maior eficiência, segurança e conforto para os usuários. Além disso, a redução de emissões reforça a sustentabilidade no setor, alinhando-se às metas ambientais do governo federal.
A aquisição foi oficializada por meio das Portarias MCID nº 1.283 e nº 1.287, de 14 de novembro de 2024, publicadas pelo Ministério das Cidades no Diário Oficial da União desta terça-feira (19).
Com esse reforço, as empresas do Grupo JAL reafirmam seu compromisso com a modernização do transporte público e com a qualidade de vida dos cidadãos fluminenses.
Confira as Portarias do Ministério das Cidades
Imagem: Rodrigo Gomes
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.