Os emplacamentos de veículos no Brasil registraram uma queda de 7,3% em novembro de 2024 em relação a outubro, segundo dados divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O principal fator para a retração foi o menor número de dias úteis, que caiu de 23 em outubro para 19 em novembro, em decorrência de feriados. Apesar disso, o desempenho de novembro em comparação com o mesmo mês de 2023 foi positivo, com crescimento superior a 16%.
No acumulado dos 11 meses de 2024, o setor automotivo alcançou alta de 16,4%, alinhada com as projeções da FENABRAVE, que indicam um crescimento total de 16,8% até o fim do ano. “Temos o melhor acumulado para o período janeiro-novembro desde 2014 e caminhamos para um crescimento projetado de quase 17%, com altas importantes em quase todos os segmentos exceto implementos rodoviários e máquinas agrícolas.”, destacou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
O segmento de ônibus, embora tenha apresentado uma retração significativa de 26,44% em novembro na comparação com o mês anterior, devido à redução dos dias úteis, registrou crescimento no comparativo com novembro de 2023 (+18,84%) e no acumulado do ano (+10,27%). Este avanço é atribuído principalmente aos pedidos concretizados do programa Caminho da Escola, que impulsionaram as vendas.
Com 25.079 ônibus vendidos entre janeiro e novembro de 2024, contra 22.744 no mesmo período de 2023, o segmento demonstra recuperação, especialmente no segundo semestre do ano. “A retração em novembro é explicada pelo menor número de dias úteis, pois é importante lembrar que o segundo semestre tem sido de recuperação para o segmento e a alta acumulada supera a nossa projeção”, reforçou Andreta Jr.
A FENABRAVE permanece otimista quanto ao encerramento de 2024, destacando o desempenho consistente do mercado automotivo brasileiro, que se mantém resiliente mesmo diante de desafios como a sazonalidade dos feriados.
Imagem: Júlio Barboza
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.