A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) chama a atenção para uma importante oportunidade no mercado de trabalho: 55% das empresas regulares do setor têm vagas abertas para motoristas, segundo levantamento recente. Dessas, 36% possuem mais de 15 posições disponíveis, reforçando a busca por profissionais qualificados para atender à crescente necessidade de mobilidade no país, especialmente no período de fim de ano e férias, quando a demanda aumenta e as empresas se adequam ao volume extra de passageiros.
A informação faz parte dos resultados obtidos na Pesquisa CNT Perfil Empresarial Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros, realizada pela Confederação Nacional do Transporte. O estudo inédito traz um panorama do setor, demonstrando a importância do mercado regular e da prestação de serviço de qualidade aos brasileiros.
As empresas regulares de transporte são geradoras de empregos formais, garantindo renda e segurança a diversas famílias. Isto porque, segundo dados do setor, cada motorista contratado garante, em média, o sustento de mais quatro pessoas. E o cuidado com o bem-estar dos condutores se refletem diretamente na qualidade e na segurança dos serviços prestados aos passageiros, uma prioridade absoluta para as companhias.
O setor de transporte terrestre de passageiros é dominado por empresas estruturadas e profissionais. Elas investem continuamente em tecnologia e na manutenção da frota, assegurando conforto e segurança em cada viagem. Sistemas de telemetria, monitoramento por câmeras e manutenção preventiva são alguns dos recursos empregados para garantir o melhor padrão de serviço a passageiros e colaboradores.
Para os motoristas, esse cenário representa a chance de integrar equipes bem estruturadas, com acesso a capacitação contínua, direitos e as garantias que as empresas regulares oferecem. As companhias, além de valorizarem a atuação dos condutores, reconhecem que a satisfação desses profissionais é essencial para viagens seguras e confortáveis.
“A Abrati reafirma seu compromisso em fortalecer o segmento e convida motoristas profissionais interessados a conhecer as oportunidades disponíveis em empresas que fazem a diferença no transporte terrestre de passageiros, principalmente em um período de alta demanda, como as férias e festas de fim de ano. Em um mercado em constante evolução, que soma investimentos bilionários e segue investindo em inovação, os grandes pilares de uma operação sustentável são conforto, segurança e valorização de sua força de trabalho”, afirmou a conselheira da entidade, Leticia Pineschi.
Imagem: Divulgação Motta
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.