Prefeitura do Rio instala sensores de ar-condicionado nos ônibus para garantir bem-estar dos passageiros

Equipamentos permitem monitoramento remoto pela Prefeitura do Rio e punem empresas que descumprirem normas de climatização
Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta terça-feira (17/12), a primeira etapa da instalação de sensores de ar-condicionado nos ônibus da cidade. A medida tem como objetivo garantir o conforto térmico dos passageiros e punir as empresas que não cumprirem as normas de climatização. Os sensores já foram implantados em algumas linhas do sistema e nos ônibus do Conexão BRT.

A temperatura de referência será de 24ºC, mas a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) considera em bom funcionamento o ar-condicionado que reduza a temperatura no interior do veículo em, no mínimo, 8ºC em relação à temperatura externa, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

— Até o fim do ano, teremos cerca de 150 ônibus com o sensor. Temos uma licitação no dia 27 e, ao longo do verão, instalaremos o sensor nos outros ônibus da rede. Com o equipamento, conseguimos monitorar individualmente todos os ônibus e verificar se eles estão entregando a temperatura determinada. Se a empresa estiver cumprindo, recebe o subsídio normal. Caso contrário, deixamos de pagar — explicou o prefeito Eduardo Paes.

Monitoramento em tempo real

Com os sensores, a Secretaria de Transportes passará a monitorar remotamente a temperatura de toda a frota municipal. O programa permitirá aferir, por exemplo, a temperatura média de uma linha específica em tempo real. Os dados serão transmitidos diretamente à Prefeitura e exibidos nos validadores do Jaé instalados nos ônibus.

A temperatura externa usada como base será a máxima registrada na cidade no dia da viagem, conforme medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A implantação dos equipamentos já está em andamento e, atualmente, 64 ônibus contam com o sensor.

— O sensor nos dá uma ferramenta precisa de fiscalização e oferece aos passageiros a certeza de que o serviço prometido está sendo entregue. Além disso, a transparência dos dados permite que o controle seja eficiente e justo para as empresas que cumprem as regras — destacou a Secretaria Municipal de Transportes.

Previsão de expansão

Até o final de dezembro, a expectativa é que 150 ônibus estejam equipados com o sensor. Uma nova licitação será realizada no dia 27 de dezembro para definir a empresa responsável pela instalação dos sensores restantes. A previsão é que toda a frota esteja equipada até março de 2025.

Com a iniciativa, a Prefeitura do Rio pretende melhorar significativamente a qualidade do transporte público, oferecendo mais conforto e garantindo a transparência na prestação de serviços à população.

Imagem: Beth Santos/ Prefeitura do Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Pular para o conteúdo