O sistema BRT de Salvador iniciou nesta segunda-feira (06) a operação dos seus dois primeiros ônibus articulados, com capacidade para quase 150 passageiros. Os veículos, que possuem 18 metros de comprimento, representam um marco na modernização do transporte público da capital baiana. A entrega oficial foi realizada na Estação Vale das Pedrinhas e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.
Os novos articulados irão operar na linha B5, que conecta a estação Rodoviária à Lapa em fase de operação assistida. O trajeto, que leva cerca de 25 minutos, deve ser otimizado com a futura implementação de linhas expressas e semiexpressas.
Renovação da frota e modernização do transporte de Salvador
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Bruno Reis anunciou que a cidade receberá, em janeiro, mais 49 ônibus de 15 metros e 55 ônibus convencionais, todos equipados com ar-condicionado. Com isso, Salvador alcançará no início do próximo ano uma frota renovada em 42%, proporcionando mais conforto aos usuários do transporte público.
Além disso, a Prefeitura está em processo de aquisição de 300 ônibus convencionais com tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes, e 90 veículos elétricos, incluindo ônibus articulados elétricos. “Com essas iniciativas, vamos passar de 60% da frota com ar-condicionado já no ano que vem, e seguimos firmes no compromisso de alcançar 100% de renovação até 2025”, afirmou Bruno Reis.
Capacidade e eficiência operacional
O secretário Fabrizzio Muller destacou a importância da inclusão dos articulados para o atendimento da crescente demanda do BRT. “Esses ônibus têm uma capacidade de carga muito maior, o que reduz o tempo de espera, especialmente nos horários de pico. Além disso, outros articulados elétricos serão integrados à frota com o apoio de recursos do Banco Mundial”, explicou.
A linha B5 foi planejada como uma das mais estratégicas do sistema e deve atrair ainda mais passageiros com as melhorias em andamento. O tempo de trajeto já curto deve ser reduzido ainda mais com as novas modalidades de operação e ajustes à demanda de passageiros.
Sustentabilidade como prioridade
Com foco em soluções sustentáveis, a renovação da frota reforça o compromisso de Salvador em reduzir o impacto ambiental do transporte público. Os ônibus elétricos e a tecnologia Euro 6 trarão benefícios não apenas para a qualidade do serviço, mas também para o meio ambiente.
A modernização do transporte público de Salvador é uma peça-chave nos esforços da gestão municipal para tornar a mobilidade urbana mais eficiente, acessível e alinhada com práticas sustentáveis.
Imagens: Valter Pontes/ Secom
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.