O Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena Brasil, deu um importante passo rumo à mobilidade sustentável com a entrega dos primeiros 10 ônibus 100% elétricos da Higer Bus Company Limited. O evento de entrega ocorreu na última quarta-feira (19), marcando o início da operação desses veículos no transporte remoto de passageiros.

Atualmente, Congonhas é o segundo maior aeroporto do Brasil, movimentando cerca de 22 milhões de passageiros anualmente. Com o novo projeto de renovação, a expectativa é que esse número ultrapasse os 30 milhões.
O modelo escolhido
O modelo adotado para a nova frota é o Azure A12BR, versão especialmente configurada para transporte aeroportuário. Equipado com baterias de 385 kWh da CATL, possui suspensão a ar com ajoelhamento para melhor acessibilidade, piso totalmente baixo e rampa para cadeirantes na porta central. A ausência de degraus permite uma operação mais ágil e eficiente, garantindo a melhor acessibilidade do segmento.

Para viabilizar essa operação, a TEVX | HIGER foi responsável pelo projeto de infraestrutura energética e carregadores, garantindo total controle e segurança na recarga dos veículos, além de oferecer suporte e manutenção.
A Higer Bus Company Limited agradeceu a confiança da Aena Brasil em seus produtos e destacou a parceria com a TEVX Motors, que assegurou excelência em todo o processo de implantação da infraestrutura. A expectativa é que esse modelo adotado em Congonhas seja replicado em outros aeroportos pelo Brasil e exterior, consolidando uma nova era na mobilidade aeroportuária.
Imagens: Divulgação/TEVX HIGER
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.