Mercedes-Benz do Brasil e Raízen Power iniciam a produção de energia solar no Rio Grande do Norte

A energia gerada cobre 100% do abastecimento das fábricas da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).
Image

A Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power deram um importante passo em sua parceria para produção de energia renovável com o início da operação do projeto “Dunamis” no Rio Grande do Norte. Desde janeiro deste ano, as usinas solares entraram em funcionamento com capacidade total de geração, consolidando o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a redução de emissões de CO2.

A Mercedes-Benz do Brasil, subsidiária da Daimler Truck e uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina, adquiriu participação na usina solar do projeto Dunamis, construída pela Raízen no município de Santana dos Matos (RN). O complexo fotovoltaico ocupa uma área de 410 hectares e possui uma capacidade instalada total de 117,54 MW.

20250224 057b254f77224c63b78b141a3b2e6e10 dunamis 1

Graças ao modelo de autoprodução, a energia gerada pelo projeto cobre integralmente a demanda elétrica das fábricas de São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos caminhões, chassis de ônibus e agregados, e de Juiz de Fora (MG), onde são fabricadas cabinas de caminhões.

Compromisso com a sustentabilidade

“A Daimler Truck está trabalhando em diferentes frentes para alcançar a neutralidade de CO2 em todas as suas operações pelo mundo. No Brasil, a Mercedes-Benz deu um grande passo com este investimento em energia limpa, contribuindo para a redução das emissões e dos impactos ambientais”, afirma Erica Daumichen, Vice-Presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.

A geração solar do projeto Dunamis tem potencial para evitar a emissão de até 20 mil toneladas de CO2 anualmente, o equivalente ao abastecimento de 48 mil domicílios brasileiros, conforme dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A energia gerada pelas usinas solares será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), assegurando o fornecimento elétrico a todas as unidades conectadas. “O fornecimento de energia para nossas fábricas segue inalterado, mas a eletricidade utilizada agora provém de uma fonte renovável, reforçando o compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com a produção sustentável”, explica Daumichen.

Iniciativas ambientais da Mercedes-Benz do Brasil

O compromisso da empresa com a sustentabilidade vai além da energia renovável. A Mercedes-Benz do Brasil implementou diversas iniciativas para reduzir impactos ambientais em suas fábricas:

  • Programa Aterro Zero: as plantas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora eliminaram o envio de resíduos para aterros sanitários, reduzindo significativamente as emissões de CO2.
  • Fazenda Urbana: instalada na unidade de São Bernardo do Campo, essa iniciativa é pioneira na indústria global. A produção de verduras sem agrotóxicos para o restaurante da fábrica reduz desperdício alimentar e emissões de CO2.
  • Linha Renov de Peças Remanufaturadas: desde 2004, a Mercedes-Benz remanufatura peças de caminhões e ônibus, aplicando os mesmos padrões de qualidade das peças novas, reduzindo descartes e poluição.

A participação no projeto Dunamis reforça a estratégia global da Daimler Truck de promover a transição para fontes de energia sustentáveis. Além da eletrificação de suas operações, a empresa segue investindo em inovações tecnológicas para uma mobilidade mais limpa e eficiente.

Imagens: Divulgação/Mercedes-Benz

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.

Rolar para cima