Os passageiros do transporte coletivo de Mogi das Cruzes, São Paulo, agora contam com 45 novos ônibus circulando pela cidade. Os veículos, do modelo Caio Apache VIP V, são modernos, menos poluentes e equipados com elevadores para acessibilidade, além de espaços reservados para cadeiras de rodas e cães-guia.
A renovação da frota é fruto de um intenso trabalho de negociação entre a Prefeitura e as empresas CS Brasil e Princesa do Norte, do Grupo Comporte, que operam o transporte público municipal da cidade.





As unidades adquiridas pela CS Brasil utilizam o chassi Volkswagen 17.230/S Euro 6, MAN D08 34 de 4.6 litros, capaz de entregar 225 cv de potência (166 kW) a 2.300 rpm e 850 Nm de torque máximo entre 1.300 e 1.800 rpm. Além disso, os novos ônibus já contam com nova tecnologia SCR no sistema de emissões, que atendem o baixo nível de emissões exigidos nela norma Proconve P-8/Euro 6, sendo assim possível conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e um transporte público mais sustentável.
Os Apache VIP da Princesa do Norte utiliza o chassi OF-1619/52 BlueTec6 da Mercedes-Benz, equipado com o motor OM 924 LA de 4,8L da Mercedes-Benz, capaz de produzir 185 cv (136kW) de potência máxima a 2.200 rpm e entregar 700 Nm (71,4 mkgf) de toque entre 1.200 e 1.600 rpm.
A apresentação oficial da nova frota aconteceu nesta sexta-feira (29), com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis e de diversas autoridades, como o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, o deputado federal Márcio Alvino e o deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado. Também participaram vereadores da cidade, secretários municipais e lideranças locais.


Com um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões – custeado integralmente pelas concessionárias –, a frota renovada oferecerá mais conforto, segurança e eficiência no transporte público municipal. Atualmente, o sistema conta com 81 linhas que atendem 107 bairros.
“A chegada desses novos ônibus reforça o nosso compromisso diário de melhorar o transporte público”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Após a cerimônia, os veículos percorreram os principais pontos da cidade, como César de Souza, Centro, Brás Cubas e Jundiapeba, iniciando oficialmente a operação para os passageiros.
Fiscalização reforçada e compromisso com a qualidade
A Prefeitura também reforçou seu compromisso com a fiscalização do transporte coletivo, garantindo que a Secretaria de Mobilidade acompanhe rigorosamente horários, trajetos, limpeza e organização dos ônibus.
“O sistema vinha enfrentando falhas, como atrasos e outros problemas. A fiscalização está sendo redobrada”, afirmou a prefeita.
Com os novos ônibus, Mogi das Cruzes passa a contar com uma frota total de 211 veículos. O contrato de concessão exige que nenhum ônibus tenha mais de cinco anos de uso, uma regra que continuará sendo rigorosamente cumprida de acordo com a prefeita.
Dos novos veículos, 21 foram adquiridos pela empresa Princesa do Norte – sendo 15 para renovação da frota e seis para ampliação do serviço. Os outros 24 foram fornecidos pela Mogi Mob e substituirão ônibus mais antigos.
Além de serem zero quilômetro, os novos ônibus contam com tecnologia que reduz em até 80% a emissão de CO₂, tornando o transporte público mais sustentável.
“Nosso objetivo é garantir um serviço eficiente e acessível para toda a população. Não vamos admitir nada diferente disso”, reforçou a prefeita Mara Bertaiolli.
Ela também destacou que as concessionárias realizam treinamentos periódicos com os motoristas e demais profissionais que atuam no atendimento aos passageiros nos coletivos e terminais urbanos. Com essa iniciativa, Mogi das Cruzes avança na modernização do transporte público, oferecendo uma frota mais segura, sustentável e inclusiva para seus moradores.
Imagens: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.