Para proporcionar uma experiência mais prática e eficiente a pessoas com deficiência visual, o aplicativo do MetrôRio, lançado recentemente pela operação, passou a contar com um novo recurso de acessibilidade na sessão “Onde está meu trem” e no status de “ Situação das linhas” . Pessoas que têm baixa ou perda total de visão, podem ativar as funções de acessibilidade nativas de seus smartphones “Voice Over” (iOS) e “TalkBack” (Android) que, uma vez ativado, lê em voz alta cada operação/alternativa na tela do smartphone e ainda sinaliza com vibração quando a ação é concluída.
A implementação do recurso no aplicativo do metrô foi realizada por equipes de Tecnologia da Informação (TI) da assistência e contorno com o apoio de professores e alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), que testaram e validaram a utilização da tecnologia proporcionando a melhor experiência da pessoa com deficiência visual.
Com uma nova funcionalidade, os clientes do MetrôRio têm mais autonomia para circular no sistema metroviário, podendo planejar suas viagens, sabendo, por exemplo, quando a composição chegará à estação de embarque e facilitando a identificação do destino do trem que está na plataforma. Os status operacionais das linhas, em tempo real, também contam com o recurso.
“Fiquei muito feliz ao saber da iniciativa de acessar o conteúdo do aplicativo MetrôRio pensando no usuário com deficiência visual. É um gesto que significa muito. Me alegra participar e contribuir para permitir o acesso pleno ao app do metrô. Conversei com alguns de nossos estudantes e fiquei surpreso com a facilidade do aplicativo e, acima de tudo, a acessibilidade”, ressalta Marcelo Bustamante Chilingue, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant e professor de Informática da instituição.
Carlos Alberto, que é ex-reabilitador do instituto, aprovou e comemorou a nova funcionalidade do app da aquisição.

“É mais uma novidade que nós deficientes visuais temos acesso e que contribui para a nossa acessibilidade no metrô. Temos apoio dos agentes de segurança, que nos recebem na estação em que estamos embarcando ou desembarcando, temos o piso tátil e, agora, também podemos saber o tempo de chegada da composição na estação onde estamos”, destaca Carlos Alberto que, atualmente ensina artesanato como voluntário no Instituto Benjamin Constant.
O download do aplicativo do MetrôRio está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo oferece ainda a muitos clientes a possibilidade de consultar extratos e fazer recargas de cartões Giro, por meio de Pix ou pagamento com cartão de crédito; confira as vantagens e descontos das parcerias e ainda saber como chegar aos principais pontos turísticos da cidade de metrô.
Imagens: Divulgação Metrô
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.